Dinheiro

Ideias para prendas de Natal? Compre a marcas portuguesas

5 min

Ainda está sem ideias para as prendas de Natal? E que tal oferecer produtos portugueses? Ajude a economia do país e compre de forma segura através da internet, sem gastar muito dinheiro. Veja as maravilhosas sugestões que o Contas Connosco preparou para si.

Data de publicação 2020 M12 7

É mais fácil escolher presentes quando temos várias lojas à nossa frente, principalmente se a lista de pessoas a quem vamos oferecer tem algumas “dores de cabeça” lá pelo meio, seja a avó que torce o nariz a tudo ou o filho adolescente que está ‘naquela fase’ da vida. Este ano as compras são mais difíceis por causa da pandemia e as vendas também estão a ser prejudicadas. Mas não se preocupe, há muitas marcas onde poderá encontrar a prenda que tanto procura, e nós damos uma ajuda com dicas para toda a família!

Para a mãe que adora flores

A sua mãe é daquelas que tem a casa cheia de flores, que espalhar vasos pela casa? Faça-lhe uma surpresa diferente este ano e ofereça uma ‘família’ de catos num vaso ou até numa garrafa, da Catos da Cuca. Ou então aposte num clássico transformado, um bastidor de bambu Daisy, da M.irtilo, com armação para pendurar na parede.

Para o mais clássico dos pais

Se o seu pai ficou com pena de perder alguns casamentos e outras cerimónias este ano, por que não dar-lhe um lenço Mafra da Comodoro, para ficar ao melhor nível quando tirar o fato do armário. E se ele gosta de ter várias garrafas de vinho para ir escolhendo o que servir, ofereça-lhe um que talvez não conheça ainda, como o Titular reserva, da Caminhos Cruzados, uma empresa familiar jovem do Dão.

Para o filho que gosta de ser diferente

Cumpre as regras escrupulosamente, mas também adora provocar com o seu estilo. Se o seu filho é assim, ofereça-lhe uma t-shirt da Cão Azul sobre a pandemia, ou escolha outra entre os milhares de possibilidades. Umas botas urbanas em cor camel da Seaside também irão agradar certamente. E sim, são feitas em Portugal.

Para a filha sempre trendy

A sua filha está sempre atenta às últimas tendências e adora acessórios? Não há como falhar com uns brincos Adeline, da Alice & Co, que a sua princesa vai poder usar com glamour em todas as ocasiões. Ou se sonha em tornar-se uma cantora pop internacional, ofereça-lhe um calendário com os seus artistas favoritos, da GPMartins Art.

Para a avó que adora decoração

De cada vez que entra em casa da sua avó encontra uma nova Nossa Senhora ou Santo António em exposição, sempre muito tradicional? Dê-lhe uma versão mais moderna, como a Nossa Senhora de Fátima azul ‘cor do ano’, da Treze. E por que não umas bolachas maria? Não… nada do que está a pensar. Apesar de muito realistas, as bolachas maria da Nuvem Doceee são feitas de gesso perfumado, para espalhar aromas por toda a casa.

Para o avô saudosista

O seu avô está sempre a dizer que ‘antigamente é que era’ enquanto franze o sobrolho a modernices? Faça-o recordar a meninice com uma lata de bolachas Paupério, marca de Valongo que já encantou reis e presidentes desde 1874. Ou então um kit de barbear d’A Vida Portuguesa com um tradicional pincel Excelsior, uma pedra after shave 444 e um sabonete Lavicura.

Para o tio que gosta de petiscar

Quem não gosta de uns saborosos petiscos espalhados pela mesa? Se o seu tio é assim, por que não dar-lhe uma intemporal tábua de servir daquelas que deixaram o Jamie Oliver maluco? Na Loja das Tábuas também pode pedir para ser personalizada com um nome ou alcunha. E se tábuas ele já tem muitas, ofereça-lhe algo bem português para pôr em cima, como o conjunto Miss Can do Mercado das Conservas, que junta lulas recheadas, sardinhas e bacalhau em lata, uma tradição cada vez mais na moda. 

Para a tia que está à procura de coisas novas

Se a sua tia gosta de experimentar coisas novas, aposte na tendência dos cosméticos sem água e ofereça-lhe um ‘lencinho’ Novos Começos, da Água Mole, com champô e desodorizante seco, numa embalagem que pode ser usada como acessório para o cabelo ou pescoço. E que tal uma bonita travessa da CerAmor, projeto criado por um informático e uma psicóloga em plena pandemia?

Para os miúdos traquinas

Se tem filhos, netos ou sobrinhos ansiosos pela visita do Pai Natal, tem aqui mais algumas dicas portuguesas e divertidas. Para os mais pequenos, se já têm muitos brinquedos de plástico, por que não uma quinta de papel da Pukaca. Para os mais curiosos, a Science4you tem um laboratório antivírus que os pode ensinar com divertimento. E para lhes dar a conhecer os brinquedos de outros tempos, que tal o Trapezista Malaquias em madeira, disponível no site Feira de Barcelos.

Para os mais crescidinhos

A adolescência pode ser uma fase complicada, mas há sempre formas de agradar os jovens em transição. A Pythagoras é especializada em jogos de tabuleiro únicos e muito portugueses, como o Aljubarrota, inspirado na célebre batalha entre portugueses e castelhanos. E para os fãs da série Stranger Things (algum adolescente não é?), o saco Eleven da Patrícia Girão Gallery vai seguramente destacar-se nos corredores da escola.  Finalmente, para puxar pela imaginação e criatividade, por que não oferecer História Sem Título e Outras Histórias, da Livraria Plutão, especializada em livros que saem completamente fora da caixa.

Além de todas estas sugestões específicas, temos outras sugestões para se inspirar para este natal! Lembre-se que há muitas outras formas de comprar e ajudar negócios portugueses. Livros são sempre um clássico e tanto pode procurar numa grande cadeia como numa pequena editora que venda online. Uma noite num alojamento local ou uma refeição num restaurante são outras opções que vale a pena ter em conta.

Ainda a pensar nas prendas, mas quer fazer algumas em casa?
Siga também estas dicas. E se quer poupar um pouco em tudo neste Natal, veja outras sugestões para as compras em geral.