Poupar

As 15 melhores ideias para prendas de Natal

3 min

Não precisa de gastar uma fortuna para conseguir oferecer presentes de Natal. Conheça 15 sugestões amigas da sua carteira.

Quando pensamos em oferecer presentes, a maior parte de nós pensa em objetos: uma coisa que a pessoa goste, algo útil, ou um daqueles objetos sem utilidade definida, mas que fazem a pessoa rir. Muitos destes presentes, passada a época festiva, acabam esquecidos numa prateleira lá de casa, a ocupar espaço. Se quer oferecer um presente com intenção e significado, que tal optar por uma oferta que não seja um objeto? Fique com estas 15 ideias para presentes diferentes:

1. Ofereça um “afilhado”. Apadrinhe um animal do Jardim Zoológico em nome da pessoa a quem quer dar um presente. Pode escolher o animal preferido de uma criança para apadrinhar. Pode também apadrinhar um animal de uma associação de proteção de animais na sua zona de residência. 

2. Uma inscrição e/ou mensalidade num ginásio low-cost. Já existem várias opções no mercado português de cadeias low- cost como o Fitness Hut, Pump e Time do Fitness.

3. Um voucher para um tratamento de beleza ou bem-estar: uma massagem, uma limpeza de pele, um corte de cabelo ou uma manicure.

4. Um dia no SPA. Hoje em dia, SPA já não significa necessariamente um preço exorbitante. A oferta é cada vez mais vasta e já se encontram ofertas para programas de SPA de todos tipos e para quase todas as bolsas.

5. Ofereça uma experiência diferente. Se o sonho da pessoa é saltar de paraquedas, andar de balão ou experimentar um desporto radical, pode comprar um voucher numa das muitas empresas que oferecem esses serviços. Faça uma pesquisa na Internet e descubra os preços mais interessantes.

6. Ofereça uma “escapadinha”. A oferta no mercado turístico para passar um fim-de-semana fora é cada vez maior e mais atrativa, quer a nível de preço, quer a nível de lugares à escolha. Se tem uma segunda habitação, uma alternativa mais em conta é a de oferecer uma estadia aos seus amigos.

7. Um bilhete para um espetáculo. A oferta cultural é diversificada e a escolha depende apenas do gosto pessoal de quem recebe: pode ser um bilhete para uma peça de teatro, para um concerto, ou até um bilhete para uma sessão de cinema.

8. Um jantar no restaurante preferido da pessoa que vai receber o presente. Se conhece bem a pessoa, provavelmente também sabe qual é o restaurante a que mais gosta de ir.

9. Ofereça-se um jantar cozinhado por si. Uma alternativa que lhe permite oferecer o jantar, mas a um preço mais em conta para a sua carteira.

10. Ofereça “tempo”. Se não quer oferecer um objeto e também não tem muito dinheiro para investir, mas não quer deixar de oferecer um presente, então dê um pouco do seu “tempo”. Ofereça-se para tomar conta dos filhos dos seus amigos ou familiares, ou para tratar dos animais de estimação.

11. Ofereça um vale para um “serviço”. Faça um vale-oferta caseiro para um “serviço” que tanto pode ser para ir às compras, fazer recados, ajudar nas mudanças ou uma boleia. Pode procurar modelos gratuitos para adaptar.

12. Faça um donativo à instituição de solidariedade social que apoie uma causa importante para a pessoa que é alvo do presente.

13 Dê um vale de valor à sua escolha, para a loja preferida da pessoa.

14. Ofereça uma aula particular. Toca um instrumento, dança salsa como ninguém, ou escreve poemas? Partilhe o seu talento com amigos e família e ofereça uma aula particular.

15. Ofereça-se para pagar uma despesa inesperada. Se sabe que a pessoa a quem gostaria de oferecer um presente teve uma despesa inesperada, como o arranjo de um eletrodoméstico ou uma visita de urgência ao mecânico, uma boa maneira de oferecer algo com significado é oferecer-se para pagar.