Poupar

Poupe nos presentes de Natal: faça os seus presentes

4 min

Para oferecer presentes de Natal não é preciso gastar somas exorbitantes. Conheça 12 formas de poupar.

A tradição de oferecer prendas no natal não tem de ser sinónimo de gastar muito dinheiro. Se gosta de oferecer uma lembrança de natal aos seus familiares, preste atenção às dicas que se seguem. Pode fazer todas as prendas em casa e em família.

1. Use sacos de compras reutilizáveis

Para as mulheres da família ou para as amigas, compre sacos de pano ou de lona de diferentes tamanhos em lojas de artes decorativas e decore-os com emblemas, uma mensagem personalizada cosida à mão ou aplicações.

2. Faça um hidratante labial

Mime-as com um gloss de baunilha 100% orgânico e perfumado. É muito simples de fazer. Coloque uma colher de sopa de gel aloé vera, uma colher de sopa de vaselina, ½ colher de chá de essência de baunilha e 1½ colher de chá de óleo de coco numa panela e aqueça em lume brando. Mexa os ingredientes até estarem todos ligados. Retire do lume, encha pequenos recipientes de vidro e deixe arrefecer antes de tapar. Coloque uma fita e etiqueta feitas à mão em torno de cada frasco e o hidratante labial está pronto para ser oferecido.

3. Ofereça um hidratante para as mãos

Junte, num frasco de vidro, 1/3 de um copo de glicerina e 2/3 de um copo de água de rosas. Coloque a tampa e agite bem até que os ingredientes estejam bem misturados e guarde no frigorífico. Ponha em recipientes e enfeite a seu gosto. As suas amigas, tias, primas e irmãs vão adorar este hidratante para as mãos.

4. Fabrique bijuteria

Confecionar bijutaria não é difícil e até é bem divertido. Há lojas especializadas onde pode comprar peça a peça. Depois, é só usar a imaginação e fazer brincos, colares, pulseiras ou anéis.

5. Copos decorados e personalizados. Sim, também pode fazer

Compre um conjunto de copos, alguma tinta para vidro e dê asas ao artista que há em si personalizando-os. Decore os copos com formas abstratas, palavras ou frases e embrulhe.

6. Produza azeite gourmet

Compre pequenas garrafas de vidro vintage de meio litro. Lave folhas de louro e ramos de tomilho. Coloque em cada frasco uma colher de sopa de pimenta preta em grão, cinco malaguetas vermelhas secas, três folhas de louro e três ramos de tomilho, enchendo depois o recipiente com azeite virgem extra. Enfeite cada garrafa com um laço de Natal.

7. E um cesto de guloseimas?

Para os mais gulosos, pode oferecer um cesto de guloseimas. Compre várias embalagens de chocolates, gomas, pastilhas elásticas ou bolachas. Disponha tudo num cesto, envolvendo-o com papel celofane. Ate com uma fita e uma etiqueta. Em alternativa, encha vários recipientes de vidro ou de plástico com guloseimas e junte num cesto ou caixa reutilizável.

8. Bolachas e doces caseiros são uma opção

Ninguém resiste a umas boas bolachas de chocolate ou de manteiga caseiros. Coloque-as num bonito frasco ou lata. Outra opção é a de fazer um doce ou compota e colocá-los em frascos decorados por si.

9. Faça um cesto personalizado

Tem uma pilha de jornais antigos em casa? Antes de se desfazer deles, saiba que têm um enorme potencial para se transformarem em bonitos cestos. Apenas precisa de folhas de jornal, cola, pau de espetada e cartão. Há sites que o ensinam a fazer.

10. Opte por capas personalizadas 

Que tal oferecer agendas e personalizar a capa de acordo com aquele que é o gosto da pessoa que vai receber a prenda? Pode fazê-lo com tecido, colagens, feltro e ilustrações. O mesmo pode ser feito para tablets, smartphones ou computadores portáteis. Só precisa de uma boa tesoura, botões, linha, agulha e máquina de costura.

11. Ofereça peças de roupa feitas por si

Se gosta de fazer tricot, amigos e familiares vão certamente gostar de receber camisolas, luvas, gorros ou cachecóis feitos por si. É só ir às lojas especializadas, comprar as malhas dos tons que quer oferecer. Pode aproveitar esse jeito para trabalhos manuais e fazer peluches e bonecas de pano para as crianças.

12. Reutilize e personalize

São muitos os objetos que se podem reutilizar e personalizar. Faça um marcador de livros personalizado e ofereça a quem gosta de ler. As caixas de bolachas podem ser pintadas e decoradas, para serem utilizadas como caixas para chás ou jóias, com separadores, por exemplo. Pode aproveitar chávenas soltas que sobraram de um conjunto já incompleto e usá-las como suporte para velas. Se puder, decore-as a seu gosto. Os frascos e as molduras também podem ser personalizadas.

Outra ideia é a de aproveitar frascos de perfume vazios e transformá-los em frascos decorativos para ambientadores. As capas de DVD de que já não precisamos podem ser trnasformadas em molduras. Compre aventais brancos e personalize de acordo com a pessoa a quem vai oferecer.