Poupar

Poupe na farmácia, mas não na saúde.

1 min

Há algumas estratégias que pode utilizar para conseguir poupar na farmácia, entre os quais uma aplicação.

Dizem números recentes que 10% dos portugueses cortam nos medicamentos prescritos pelos médicos por razões económicas. A realidade é que, em algumas casas, a conta da farmácia tem um peso demasiado elevado no orçamento familiar.

A aplicação Poupe na Receita, lançada pelo Infarmed, pode dar uma ajuda em matéria de poupança, na medida em que permite aceder à informação de preços dos medicamentos e compará-los com os dos genéricos ou outros, com o mesmo princípio ativo, por exemplo. Através da app é ainda possível localizar farmácias perto da sua localização, aceder às bulas dos medicamentos e ativar alertas, para que cumpra os horários da sua medicação. A aplicação é gratuita e funciona em modo online offline.

Deixamos-lhe mais três truques para poupar em medicamentos. Ou melhor, poupar no dinheiro que gasta em medicamentos.

1. Confirme se o genérico sai realmente mais barato. Nem sempre assim acontece, porque as marcas baixam muitas vezes os preços para não perderem clientes e dinheiro.

2. Compre sempre na mesma farmácia. Grande parte das farmácias oferece descontos ou promoções aos seus clientes regulares. Além disso, tem a vantagem de conhecer os farmacêuticos, que mais facilmente podem aconselhá-lo, sempre que precisar.

3. Antes de ir à farmácia, confirme se tem em casa os medicamentos pretendidos. Será mais fácil fazê-lo se tiver todos os produtos de farmácia guardados no mesmo local, por exemplo, numa gaveta.