Trabalho e carreira

Jovens: querem ganhar dinheiro durante o verão?

3 min

A pausa nos estudos pode ser aproveitada para ganhar dinheiro e experiência. Oportunidades não faltarão, até porque continua a haver muita oferta de empregos sazonais.

Ficar ‘parado’ durante as férias é, para muitos jovens estudantes, um pouco aborrecido, sobretudo para os que não têm a possibilidade de viajar ou de ocupar o tempo de outra forma estimulante. Uma maneira de rentabilizar este período passa pela possibilidade de aproveitar o tempo disponível - e com a cabeça longe dos livros - para ganhar algum dinheiro extra. Trabalhar nas férias é, além de produtivo, enriquecedor. Serve para ganhar experiência, algo que será valorizado no futuro, além de enriquecer o currículo. E em última instância, é uma boa oportunidade para conhecer pessoas novas e escapar a momentos de tédio.

Há empregos que, por serem sazonais, são perfeitos para jovens estudantes que têm pelo menos dois meses livres de responsabilidades. Para quem considera aproveitar o que resta do verão para arranjar um emprego de verão, deixamos algumas dicas.

Monitor de campo de férias. Nesta altura, as juntas de freguesias, as câmaras municipais e empresas públicas e privadas organizam campos de férias e inúmeras atividades para crianças e estão sempre a precisar de mais monitores para tomar conta dos mais pequenos. Para se candidatar é aconselhável dirigir-se às entidades promotoras ou aos locais onde essas atividades têm lugar.

Trabalho em supermercados e estabelecimentos comerciais. No verão, principalmente em zonas balneares, há uma grande procura por mão-de-obra. Trabalhar numa loja ou num supermercado pode ser um bom emprego para jovens estudantes cheios de energia. Desta forma, podem trabalhar e ganhar dinheiro durante o dia e aproveitar algumas noites para se divertirem.

Atendimento em restaurantes e cafés. Muitos locais no nosso país estão cheios de turistas, tanto portugueses como estrangeiros, o que leva a um aumento das vagas na área da restauração. É um emprego que obriga a alguma destreza e energia, mas permite praticar vários idiomas.

Trabalhar em hotelaria e turismo. Na época alta há uma maior procura de trabalhadores para dar resposta às necessidades. Hotéis e empresas turísticas não têm mãos a medir. Este tipo de trabalho é uma boa opção em particular para quem estuda em áreas como a hotelaria e turismo, línguas, história ou outras áreas relacionadas com o tipo de atividade em causa.

Promotores de marcas. O verão é, por norma, uma altura de eventos e festivais e muitas marcas gostam de se associar a esses eventos. Jovens com boa onda e muita energia têm aqui uma oportunidade de ganharem uns trocos extra, com a vantagem de poderem ir aos festivais sem pagar.  

Nadador(a) salvador(a). Mesmo após a abertura da época balnear pode continuar a haver procura de nadadores salvadores para praias, piscinas e parques aquáticos. De realçar que é um emprego que exige alguns requisitos e uma grande responsabilidade.  Para trabalhar como nadador salvador não basta saber nadar. É preciso formação e tirar o curso com alguma antecedência. Se já não vai a tempo para este verão, antecipe-se a pensar já no próximo. É uma questão de se informar no site da Autoridade Marítima Nacional.

Estágios profissionais. Algumas empresas abrem vagas de estágio no verão para colmatar as férias dos trabalhadores. Para os estudantes universitários, é uma boa altura de começar a ter uma primeira experiência laboral na área em que se querem formar. Infelizmente, a maioria dos estágios não são remunerados, mas há um lado positivo. Um estágio profissional é um ‘investimento’ no futuro.

Trabalho voluntário. O trabalho de voluntariado é sempre uma mais valia, em termos pessoais e profissionais. Este tipo de trabalho é cada vez mais valorizado quando chega a hora de entregar um currículo. No verão, alguns estudantes podem optar pelo voluntariado, colaborando com diferentes tipos de organizações, seja em Portugal ou no estrangeiro. É certo que não se ganha dinheiro, mas será certamente uma experiência bastante enriquecedora do ponto de vista humano.

Tomar conta de crianças ou animais. Fazer babysitting, pet sitting ou dog walking pode ser uma boa opção para qualquer jovem que queira aproveitar as férias para ganhar um dinheiro extra mas sem ter os dias totalmente ocupados. É um trabalho com horas definidas, que exige responsabilidade, mas que permite alguma liberdade.  

As opções para ocupar o tempo livre das férias, juntando o útil ao agradável, são muitas. Não é tarde para procurar uma experiência nova e aproveitar o verão de uma forma diferente e muito mais produtiva. Mas não deixe para amanhã o que pode ganhar hoje.