Poupar

Férias diferentes na natureza

7 min

Por todo o país existem inúmeras praias fluviais e atividades ao ar livre para umas férias diferentes e, quem sabe, perto de casa. Neste artigo, contamos-lhe tudo.

Nem só de mar se fazem as férias. Apesar de termos uma extensa costa marítima, com praias fabulosas de norte a sul, existem outras opções, nomeadamente, inúmeras praias fluviais espalhadas pelo país, que muitas pessoas desconhecem. São praias em rios, albufeiras e até em lagos, que são verdadeiros paraísos para quem quer aproveitar o sol e calor e fugir das multidões. Dependendo da zona do país onde vive, pode ter alguma destas praias a uma curta distância de casa. Ou seja, se calhar tem ‘ao virar da esquina’ uma fantástica opção para gozar as merecidas férias e descansar, sem ter de gastar fortunas. Se optar por passar umas férias ‘cá dentro’, pondere a hipótese de desfrutar deste verão sem dar cabo da paciência e do seu orçamento. Pegue na família, leve o cesto de piquenique, e vá até uma praia diferente. Partilhamos consigo uma lista de opções de praias fluviais, de norte a sul do país.

Praia fluvial da Aldeia do Mato, Abrantes

Fica a mais ou menos uma hora de distância de Lisboa, nas margens do rio Zêzere, na albufeira de Castelo de Bode. A praia tem uma piscina flutuante, rampas de acesso, balneários e um bar com esplanada.

Praia fluvial de Cardigos, Mação

Tem várias zonas de estar, possui áreas relvadas, parque de merendas e até está equipada com churrasqueiras.

Praia fluvial da Castanheira, Ferreira do Zêzere

É também conhecida como Lago Azul. Tem piscinas flutuantes para crianças e para adultos e pode fazer diversos desportos náuticos e equipamentos de lazer, que vão desde os passeios de gaivota ao windsurf ou ao caiaque.

Praia fluvial Quinta do Alamal, Gavião

Fica na antiga Quinta do Alamal, entre duas barragens: a Belver e a de Fratel. Tem parque de merendas, balneários, um parque infantil e uma área considerável de areia. Aqui também pode usufruir de algumas atividades que vão desde o rappel ao slide, passando por passeios de barco e canoa.

Açude do Gameiro, Mora

Aqui além do areal, tem um parque de campismo. Pode sempre optar por lá ficar. Possui zona de merendas, centro de interpretação ambiental e um passadiço de madeira ao longo da margem. Neste local pode ainda contar com wi-fi gratuito, caso não pretenda ficar sem ligações ao mundo virtual.

Praia fluvial do Vale do Rossim, Gouveia

É uma praia diferente, pois só tem terra batida. Mas a falta de equipamentos balneares é compensada pelo ambiente mais rústico e selvagem. No verão, a água chega aos 22 graus. Por isso é um bom local para levar a cadeira e toalha e aproveitar a paisagem.

Praia fluvial da Aldeia Viçosa, Guarda

Fica na margem direita do rio Mondego e contempla uma piscina com 14 metros de comprimento e dez de largura. Tem um escorrega aquático, parque de merendas, bar e campo de jogos.

Mina de São Domingos, Mértola

É uma das grandes atrações da margem esquerda do rio Guadiana. Aqui tem palhotas à disposição e também há um parque de merendas, parque infantil e um anfiteatro onde durante as noites quentes de verão há concertos, teatro e cinema ao ar livre.

Portagem, Marvão

É uma piscina natural formada entre duas pontes, à volta da qual foi criado um Centro de Lazer. Possui um parque de merendas, um circuito de manutenção para quem quiser fazer exercício físico e tem diversos espaços verdes.

Praia fluvial do Malhadal, Proença-a-Nova

Situada na Serra de Alvéolos, nas margens da ribeira da Isna, a sete quilómetros de Proença-a-Nova. Esta praia tem uma piscina flutuante, bar com esplanada, parques de merendas e casas de banho públicas. É um local onde também se pode dedicar, literalmente, à pesca, pois no caudal do rio há carpas, barbos e bogas.

Praia fluvial do Reconquinho, Penacova

Fica em pleno rio Mondego, a 2 quilómetros da vila de Penacova. Tem zona de areia  e parque de merendas. Bem perto da praia existe um Parque de Campismo.

Praia fluvial de Loriga, Loriga

Está localizada a 18 quilómetros de Seia. Tem águas cristalinas e um parque infantil, parque de merendas, balneários e bar. As águas percorrem as encostas da serra da Estrela repousando numa sequência de poços de diferentes profundidades que formam verdadeiros lagos.

Praia fluvial do Agroal, Ourém

É a maior nascente do rio Nabão. Em tempos, foi procurada devido aos alegados poderes terapêuticos das águas. Porém, hoje é local procurado para refrescar em dias de muito calor, até porque as águas são gélidas. Tem área de lazer, balneários e uma esplanada.

Praia fluvial Foz d’Égua, Piódão

Fica numa encosta da Serra do Açor e possui uma piscina infantil - feita de água do rio, zonas relvadas e balneários. Situa-se numa aldeia chamada Foz d’Égua.

Praia fluvial da Valeta, Arcos de Valdevez

Situa-se mesmo no centro da vila de Arcos de Valdevez. Possui jardins relvados e águas limpas e calmas. É uma praia com bastante procura.

Praia fluvial da Serra da Freita, Arouca

Também é conhecida como praia fluvial de Albergaria da Serra. Fica perto da Cascata da Frecha da Mizarela e tem zonas verdes para descansar ao pé da água.

Praia Fluvial Quinta do Barco, Sever do Vouga

Fica na margem esquerda do rio Vouga, na freguesia de Paradela do Vouga, e tem um parque infantil, balneários e área de areia. É uma praia acessível com infraestruturas para pessoas com mobilidade reduzida.

Praia da Ribeira, Macedo de Cavaleiros

Situa-se na albufeira do Azibo. Disponibiliza um grande relvado, um jardim infantil e um grande areal. É um local conhecido por ali se disputarem campeonatos de voleibol.

Praia fluvial da Congida, Freixo de Espada à Cinta

Localizada na albufeira da Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha. Tem jardins relvados, piscina flutuante e café. Além disso, tem parque infantil e um local para merendas equipado com churrasqueiras. 

Praia fluvial de Ortiga, Mação

É também conhecida como praia da Foz da Ribeira de Eiras, em Ortiga, e fica a 1h de Lisboa. Tem uma piscina flutuante, uma torre para escalada, um campo de futebol de praia, balneários e até barcos para alugar.

Praia fluvial do Gameiro, Mora

Fica junto ao parque ecológico do Gameiro e está rodeada de áreas de terra e de areia. Tem muitas árvores para a agradável sombra e um parque infantil. No parque ecológico há um clube náutico, parque de campismo e um parque de merendas.

Praia fluvial Ribeira da Venda, Gavião

Está situada na freguesia da Comenda, no concelho de Gavião, e tem um parque de merendas, parque infantil e uma pista de skate.  Também há um circuito de manutenção, uma piscina para crianças e um snack-bar. Tudo isto rodeado de uma paisagem bonita com arvoredo e zonas relvadas.

Praia fluvial do Pego Fundo, Alcoutim

No interior algarvio, é uma praia banhada pela ribeira de Cadavais, um afluente do rio Guadiana. Esta praia tem inúmeras infraestruturas e possui também um campo de voleibol, jardins, areal, parque de merendas e um bar.

Praia fluvial da Tapada Grande, Mértola

É uma praia que em 2014 recebeu classificação de “muito bom” pela revista Proteste, devido à qualidade da água, segurança e  limpeza. Ao longo dos anos, também já foi considerada uma das melhores praias acessíveis. A praia tem mesas de piquenique, chapéus de sol gratuitos, balneário, parque infantil e areal, sendo vigiada por nadador salvador.

Praia do Adaúfe, Braga

É uma praia acessível, com relvado, situada nas margens do rio Cávado. Aqui há espaço para piqueniques e também várias opções de atividades aquáticas. Pode inclusivamente alugar um barco.

Pego das Pias, Odemira

Esta praia é uma espécie de paraíso, praticamente intocável. O Pego das Pias é dotado de um lago natural. Para lá chegar, tem de fazer uma espécie de prova de orientação. O ponto de partida é a aldeia de São Luís. Depois, é seguir em direção a Odemira durante cerca de dez quilómetros. Quando se chega à ponte da ribeira do Torgal, encontra à esquerda um caminho de terra batida ao longo da margem. Depois é seguir em frente por esse caminho.

Se a sua ‘praia’ não são tanto as praias, se precisa de alguma adrenalina e não dispensa um bom passeio em contacto com a natureza, o que se segue é para si. Os amantes da natureza encontram agora uma plataforma à sua medida. Chama-se Booknatura e permite pesquisar e reservar online atividades ao ar livre que promovam o conhecimento e respeito pela natureza. No site encontra atividades de diferentes promotores, que pode pesquisar por região e por datas. São atividades em terra, na água e no ar. Caminhadas, observação de aves, espeleologia, escalada, rappel, canoagem, mergulho, passeios de barco, rafting, canyoning, surf, coasteering, parapente, entre outras atividades com um maior ou menor grau de adrenalina. Em todas elas há uma preocupação comum: promover o contacto com a natureza de forma responsável e minimizando o impacto ambiental. Ao reservar através do Booknatura estará a contribuir para um país (e um planeta) mais verde. Como? A plataforma doa 1% da faturação a projetos de conservação da natureza. Está à espera de quê?