Poupar

Nova bandeira nas praias portuguesas

1 min

Se ainda não reparou, vai reparar que nos areais há agora duas bandeiras com listas amarelas e vermelhas. Sabe o que significam?

Já reparou que há nas praias uma nova bandeira? Agora além da verde, da amarela e da vermelha, existe nas praias portuguesas uma bandeira – aliás, duas - com listas amarelas e vermelhas. Estas novas bandeiras assinalam, ou balizam, a zona na qual é seguro e aconselhável tomar banho.

A nova sinalética balnear pretende tornar as praias mais seguras para os banhistas, que poderão assim saber qual em que área devem entrar na água e mergulhar ou nadar, se as condições (e a bandeira) o permitirem. Cabe aos nadadores salvadores assinalar diariamente essas áreas, evitando, por exemplo, as zonas onde há agueiros. Ao longo do dia, os nadadores salvadores poderão mudar a localização das bandeiras de acordo com as marés.

Poderá ter acesso à informação acerca da nova sinalética balnear no edital de praia, onde estão explicadas as regras de segurança, o significado das bandeiras, as multas a pagar por quem não respeitar as indicações dos nadadores salvadores e outras informações.   

Aproveite as férias, em segurança.