Poupar

Viagens de avião: consiga os melhores lugares

2 min

Existem truques para conseguir viajar em lugares mais confortáveis, sem ter de pagar mais por isso. Não é garantido, mas não perde nada em tentar.

Viajar de avião é algo que a maioria das pessoas não aprecia particularmente. E uma das razões tem a ver com a falta de espaço e o desconforto de ter de passar horas na mesma posição, e por vezes com ‘vizinhos’ pouco simpáticos.

Mesmo que não goste de pagar para viajar num lugar mais espaçoso e confortável, existem alguns truques para aumentar a probabilidade de ter um assento vazio, ao seu lado, no avião. E o Contas Connosco partilha-os consigo...

Um dos truques é escolher um lugar na parte de trás do avião. A maioria das companhias aéreas permite que selecione um lugar logo que faz uma reserva de voo. E, regra geral, os passageiros escolhem assentos na parte da frente do avião. Para aumentar a hipótese de ir sentado sem ninguém ao lado, escolha um lugar o mais atrás possível, em especial se for uma rota doméstica. 

Se o avião for de grande porte e tiver três filas, sente-se na seção central, e não nas laterais.

Quando viaja em casal, tente reservar o corredor e os assentos da janela, deixando em aberto o lugar do meio. Se esse lugar vier a ser ocupado, o passageiro no assento do meio não se importará certamente de trocar o seu lugar pelo do corredor ou o da janela, para que o casal posso ir junto.

Caso se trate de uma companhia que não permita a marcação prévia de lugares, a estratégia é um pouco diferente. Neste tipo de viagem, há mais passageiros a procurarem uma fila vazia ou um lugar à janela na parte de trás do avião. E mesmo que não o encontrem, dificilmente voltarão para a frente durante o embarque. Por isso, neste tipo de voos é mais aconselhável escolher um lugar na frente ou perto do meio.

Outra estratégia que não perde nada em tentar passa por usar a aplicação da companhia aérea quando estiver na porta de embarque. Pode ter a sorte de encontrar um lugar disponível ao lado de um lugar vazio. E algumas aplicações permitem fazer a alteração nessa altura. Se não der, peça à hospedeira de terra para fazer a troca. Nem sempre funciona, mas não custa tentar.

Resta desejar-lhe... boas viagens!