Poupar

12 meses, 12 destinos para a lua-de-mel

6 min

A viagem de lua de mel é um marco inesquecível da vida de um casal. Damos-lhe doze sugestões de destinos, uma para cada mês do ano.

Gostos não se discutem. Há quem opte por atravessar o globo e passar três semanas a explorar um país, de mochila às costas, mas também quem tenha como objetivo ficar a torrar ao sol, sem horários nem programas. Outros há que aproveitam a ocasião para ir até à “clássica” Paris. A maioria dos noivos prefere destinos exóticos com praias de sonho, onde possam aproveitar para descansar dos meses de stress passados a organizar o grande dia, recarregar baterias e namorar.

Sonhar com o destino ideal é delicioso e permite dar asas à imaginação. No entanto, sendo o destino de lua de mel escolhido, muitas vezes, numa altura em que as preocupações são muitas e o tempo (e, por vezes, também o dinheiro) pouco, decidimos dar aos noivos algumas pistas, para que possam fazer as melhores opções. Dependendo da época do ano, certos lugares podem ser não tão agradáveis quando aquilo que se quer é aproveitar ao máximo aquela viagem de sonho. Viajar para um destino na época das chuvas ou num feriado religioso pode comprometer os seus planos.

Dependendo do mês do ano, é possível aproveitar melhor uma cidade ou região, sem ter de sujeitar-se a preços exorbitantes, filas quilométricas, ou intempéries. Idealmente, deve ter em conta vários fatores, como a época do ano no país de destino e o facto de ser época alta ou baixa.

Fizemos uma lista de sugestões para os doze meses do ano, cruzando alguns dos destinos mais populares com destinos alternativos, e tendo em conta as épocas mais económicas para viajar para essas paragens.

1.Janeiro

México. É um destino perfeito para casais que só querem uma praia, num resort, com água quente e muito pouco para fazer. Cancún, por exemplo, oferece preços interessantes no primeiro mês do ano e água a uma média de 27 graus, uma temperatura perfeita para banhos de mar sem fim.

2.Fevereiro

Jamaica. Conhecida pelo rum, pela música de Bob Marley e pelos resorts de luxo, a terceira maior ilha das Caraíbas tem uma beleza natural estonteante. A cidade de Negril, por exemplo, possui uma das mais bonitas linhas costeiras do mundo, dias compridos e a temperaturas agradáveis e muitas piscinas naturais. Na primeira semana de fevereiro, realiza-se o Festival do Aniversário de Bob Marley, com muito reggae e animação.

3.Março

Cuba. Varadero é outra das zonas de praia mais bonitas do mundo e um destino ideal para quem quer relaxar e perder a noção das horas. A estação seca (de novembro a abril) é a melhor altura para visitar Cuba. Oferece temperaturas mais amenas e com menos humidade. Cuba é um país carregado de simbolismo, com um encanto especial. Se puder, não deixe de conhecer Havana, a capital de um país carregado de simbolismo que tem um encanto especial.

4.Abril

Havaí. Devido ao seu clima ameno, qualquer época do ano é boa para visitar as ilhas havaianas, mas em abril conseguirá preços mais em conta. A capital Honolulu pode assustar quem chega com o pensamento de que encontrará apenas sossego, devido à suas praias urbanizadas, hotéis de luxo, centros comerciais, restaurantes e lojas a perder de vista. Aqui encontrará sempre animação. Se prefereuma lua de mel mais tranquila, encontra na ilha de Oahu um sem fim de praias paradisíacas imperdíveis.

5.Maio

Ilhas Fiji. Mais um destino paradisíaco repleto de hotéis luxuosos. Conhecer as Fiji nesta época é a escolha perfeita para casais que querem exuberância e exclusividade. Durante este mês, que corresponde ao inverno no local, as temperaturas são mais amenas, há menos riscos de ciclones e tufões e consegue fugir aos picos da procura e do preço, que acontecem em junho e julho.  

6.Junho

Namíbia. Será uma escolha fabulosa para qualquer pessoa que goste do contato com a natureza. É um país limpo, bem organizado e seguro para os turistas. O começo do inverno faz com que a temperatura não seja tão quente durante o dia e que os safaris se tornem mais interessantes, pois os animais costumam reunir-se perto de lugares de acesso mais fácil. É um país ainda pouco explorado pelos turistas (e até pelo ser humano, em geral) e um destino ideal para os mais aventureiros,

7.Julho

Islândia. Não é um destino barato, mas será, garantidamente, uma viagem de sonho. A Islândia é pequena ilha, com cerca de 300 mil habitantes, que tem uma beleza natural única no mundo. É conhecida como a terra do fogo, por causa dos vulcões, e do gelo, devido aos glaciares, mas tem muito mais para ver do que isso. Relaxar no famoso spa geotermal Blue Lagoon é uma experiência única. Viva também a experiência de ver um sol que não chega a pôr-se, nesta altura do ano, e deixe-se conquistar por um destino surpreendente. Não se preocupe com o frio. O mês de julho é o mais quente, com temperaturas a rondar os 10 graus.

8.Agosto

Brasil. Se têm o sonho de conhecer o Rio de Janeiro, agosto é uma boa altura. Tecnicamente é inverno, o que faz baixar os preços das viagens de avião e dos hotéis, mantendo boas hipóteses de apanharem bom tempo. Mas se o objetivo é fazer praia, Jericoacoara, na costa oeste do Ceará, é uma boa opção. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares. Entre dunas, mar e lagoas, a vila é um refúgio que mantém um clima rústico e de simplicidade.

9.Setembro

Índia. Udaipur é considerado um dos spots mais românticos da índia. Em Setembro, pode conhecer esta região poupando cerca de 40% em relação aos valores praticados na épocas altas. Considerada a cidade mais rica da Índia, é também conhecida como a "Veneza do Oriente" e a “Cidade dos Lagos”. Encontrará uma cidade charmosa repleta de hotéis de luxo, bons restaurantes e lagos. Uma surpresa. 

10.Outubro

Grécia. Fuja às enchentes de turistas de verão e aproveite para conhecer Santorini durante o outono. Se o objetivo não é apenas ficar a torrar ao sol, mas conhecer um local mágico, deixe-se encantar pelas típicas casinhas brancas empilhadas em cima do mar Egeu. Santorini é uma ilha muito especial, em forma de meia-lua, cheia de charme e encantos. Para onde quer que olhe, encontrará vistas deslumbrantes, que enfeitiçam qualquer um.

11.Novembro

Tailândia. É um dos melhores meses para se visitar Bangkok, com menos chuva e humidade, e uma temperatura agradável. Em novembro, acontece um dos festivais mais famosos da cidade, Loi Krathong. As ruas ficam enfeitadas com cestas de flores, os barcos levam a bordo velas, flores e incenso e descem o rio. Vai ser um acontecimento marcante na sua lua de mel. Se quiser conciliar com alguns dias de praia, faça um roteiro pelas ilhas e descubra praias quase desertas e cenários paradisíacos únicos. Quando regressar a Portugal, em pleno inverno, vai agradecer cada dia de praia passado na “terra dos sorrisos”.

12.Dezembro

Austrália. Dezembro é sempre uma boa altura para visitar Sydney. Prepare-se para conhecer uma cidade multicultural, cosmopolita e vibrante. A capital australiana é um local cheio de atrações e, por mais dias que dure a viagem, não corre o risco de ficar sem nada para fazer. Nesta altura, as temperaturas são mais amenas e propícias às atividades ao ar livre. Se ficarem para a passagem de ano, vão ter uma oportunidade única: serão, provavelmente, os primeiros do vosso círculo familiar e de amigos a entrar no novo ano. 

Se, por acaso, já casou, ou não está a pensar casar, pode sempre aproveitar as sugestões para uma viagem sozinho, com amigos ou com a família. E se o orçamento é curto, descubra aqui sugestões para dias inesquecíveis, sem sair de Portugal. Não será difícil encontrar um sítio de sonho para uma lua de mel que vai saber a pouco.