Poupar

Casas pré-fabricadas: económicas, rápidas e ecológicas

3 min

Está cansado de procurar casa e não encontra um bom negócio? Não desespere. Neste artigo, mostramos-lhe as alternativas às casas tradicionais.

Data de publicação 2020 M11 6

Há boas notícias nos preços das casas, mas pode ser, como diz o povo, “sol de pouca dura”. O preço das casas em Portugal caiu pela primeira vez em cinco anos como consequência da pandemia de Covid-19. De acordo com o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, baixou 2,1% em setembro face ao mês anterior - a queda mais acentuada desde 2007, ano da crise financeira internacional. No entanto, a agência de notação financeira Standard & Poor’s prevê que este abrandamento dure pouco tempo e os preços voltem a subir já em 2021 e nos anos seguintes. 

Se não consegue encontrar a casa que quer, ao preço que pode pagar, ou tem dificuldade em obter crédito, não desespere. Para tudo na vida, há solução. E, neste caso, pode até passar por construir uma. Já ouviu falar de casas pré-fabricadas?

O que são as casas pré-fabricadas?

Como o nome indica, são casas produzidas em fábricas e depois transportadas até ao terreno onde vão ser montadas. Na prática, funciona mais ou menos assim: chega a um sítio, escolhe a sua casa e manda entregar no terreno onde quer morar.

Quais são as vantagens?

Há três grandes vantagens: são mais baratas, mais rápidas de construir e mais ecológicas. E depois há outras tantas que não deixam margem para dúvidas: os pré-fabricados podem ser tão bons, seguros e bonitos como uma casa tradicional.

  • São mais económicas. São constituídas por módulos construídos em fábricas, que depois basta transportar para o terreno, encaixar - como se de um Lego se tratasse – e assim nasce uma casa de arquitetura modular. Os preços começam nos 50 mil euros e podem ir além dos 200 mil, dependendo da casa que escolher e da empresa que contratar. Para ficar com um exemplo real de uma das empresas de que vamos falar adiante: um T3+1 com 151m2, isolamento 360º, Classificação Energética A+ e Licenciamento incluído, custa 116.990€.
  • São mais rápidas de entregar ao cliente, porque não implica a existência de uma obra, de um processo de construção e de muita mão de obra. Trata-se de um processo de produção num espaço de tempo curto que, em geral, demora entre 60 e 120 dias.
  • São mais ecológicas, desde logo porque, por norma, vivem em harmonia com a paisagem, com a natureza e são feitas para aproveitar a energia do sol. Mas também porque são construídas com materiais sustentáveis, altamente resistentes e com características térmicas e acústicas únicas, como a madeira.

Há casas destas fabricadas em Portugal?

Sim, esta é a boa notícia. A menos boa é que tem tantas opções que escolher pode revelar-se uma tarefa árdua. A primeira coisa que tem de saber é que cada casa é uma casa, mesmo as modulares. Se souber que tipologia, estética, design, qualidade e preço quer para a sua casa, será mais fácil encontrar profissionais à medida. Deixamos-lhe algumas pistas:

  • Se gosta de um estilo moderno e contemporâneo e precisa de ajuda a encontrar um terreno, espreite a Kitur.
  • Se quer um pacote com tudo incluído para a sua casa, já com plantas pré-concebidas e preços estimados, com entrega da casa pronta a habitar, conheça a VanguardOption.
  • Se procura uma casa modular diferente, atrevida, excêntrica, encontra modelos exclusivos na Fábrica das Casas.
  • Se a sua ideia é ter uma casinha de campo perfeita, viste a Cosquel.
  • Se procura uma segunda ‘habitação’ para plantar à beira da costa portuguesa, por exemplo, espreite os bungalows da goodmood.
  • Se quer arquitetura a preços low-cost, veja este projeto habitacional com método construtivo pré-fabricado da Office of Feeling Architecture:

Como já percebeu, alternativas rápidas e económicas, não faltam. Com mais uma vantagem: a de poder levar a casa para onde quiser. Caso precise de comprar móveis e eletrodomésticos e não tiver rendimento disponível para tudo, veja algumas opções de crédito existentes no mercado, sem comissões e com mensalidades e taxas fixas. Outra alternativa é, em vez de comprar casa, optar por fazer algumas obras de remodelação no local onde vive.

Pode também inspirar-se - ou sonhar um pouco - com a modernidade das casas inteligentes. E lembre-se que estão em vigor, até ao final de 2020, apoios do Governo para tornar os imóveis mais eficientes.

Agora a decisão é sua e da sua família.

Arrendamento

Habitualmente encarado como uma forma inicial, menos dispendiosa e mais despreocupada de ter uma habitação, o arrendamento tem-se tornado complicado e inatingível para a maioria dos orçamentos familiares. Esclarecemos todas as dúvidas que possam surgir.

Já conhece o Programa de Arrendamento Acessível?

Poupar

Já conhece o Programa de Arrendamento Acessível?

5 min
Rendimentos prediais: como escolher a tributação das rendas no IRS?

Impostos

Rendimentos prediais: como escolher a tributação das rendas no IRS?

1 min
Rescindir um contrato de arrendamento

Direitos e Deveres

Rescindir um contrato de arrendamento

1 min
É senhorio? Conheça as suas obrigações fiscais.

Direitos e Deveres

É senhorio? Conheça as suas obrigações fiscais.

1 min
Senhorios não vão poder proibir animais de estimação

Direitos e Deveres

Senhorios não vão poder proibir animais de estimação

3 min
Sete direitos e deveres dos senhorios

Direitos e Deveres

Sete direitos e deveres dos senhorios

2 min
Sabe como negociar rendas antigas?

Direitos e Deveres

Sabe como negociar rendas antigas?

3 min