Investimentos

Saiba o que são as casas inteligentes e o que lhe oferecem

3 min

As casas inteligentes chegaram e colocam tudo à mão. Pode, literalmente, controlar tudo através de um smartphone, mas não é só. Neste artigo ficará a saber como funcionam as casas inteligentes e todos os benefícios que lhe podem oferecer.

Data de publicação 2020 M10 28

As casas inteligentes são aquelas em que as instalações elétricas, de gás ou de água são monitorizadas e controladas à distância, através de um dispositivo eletrónico, como o seu smartphone ou tablet. É importante ter uma boa internet em casa e um pacote de dados móveis no seu telefone.

Vantagens das casas inteligentes 

A automatização dos lares, graças à telecontagem e à domótica, está a servir para transformar casas à medida, ajustadas às necessidades particulares de cada indivíduo. As interações que se podem levar a cabo com a domótica podem ser desenhadas para garantir três pontos essenciais:

  • Segurança

Uma casa inteligente avisará quando estiver para ocorrer alguma fuga de água. Da mesma forma, os sistemas domóticos permitem detetar incêndios com antecedência. O sistema não só é capaz de detetá-lo e enviar um aviso, como também pode atuar até à chegada de um especialista. Além disto, com as casas inteligentes, será capaz de controlar as câmaras de vigilância que tenha instaladas através do smartphone esteja onde estiver.

  • Conforto

As casas domóticas aumentam a comodidade do utilizador. Graças a esta tecnologia poderá escolher, antes de chegar a casa, a temperatura ambiente e também a iluminação.

As capacidades destas casas são muitas. Tudo o que tenha a ver com o acender e apagar dos aparelhos eletrónicos e instalações de iluminação e climatização, combinados com a instalação de sensores de presença ou movimentos, da temperatura ou qualquer outro tipo, fazem com que as possibilidades de se personalizar tudo conforme as nossas necessidades ou gostos, sejam infinitas. 

  • Poupança energética

Além da segurança e do conforto que necessitamos, as casas inteligentes são, sem dúvida, uma das melhores formas de poupança e eficiência energética.

O design das instalações das casas inteligentes permitem incluir aparelhos eletrónicos que sejam energeticamente eficientes, que, de acordo com a sua gestão integrada, consegue ajudar na redução da fatura da eletricidade, água e combustível.

De que forma podemos poupar na nossa casa com os sistemas domóticos?

Como já terá ideia, o mundo das casas inteligentes é enorme. Na verdade, é muito útil ao nosso dia a dia e, mais ainda, quando se fala em reduzir gastos. Fique com alguns exemplos de poupança que pode beneficiar com estas casas aliadas à tecnologia:

  • Permite programar o uso dos eletrodomésticos para o horário onde as tarifas de energia são mais baratas.
  • Controla a abertura de toldos e estores através de sensores de luz natural, para aproveitamento máximo da luz solar.
  • É capaz de regular a temperatura da sua casa de forma a reduzir o uso do ar condicionado ou aquecimento, tendo em conta o estado do tempo, da hora, do dia e da presença de pessoas.
  • Pode ainda ter o controlo inteligente dos sistemas de rega, já que através de um sensor é possível detetar o nível de humidade do solo e ser regado apenas quando é necessário.

O poder da fechadura inteligente

Quantas vezes não saímos de casa e as chaves ficam lá dentro? Saiba que com a domótica não precisa delas para entrar.

Estas são apenas algumas das vantagens que pode ter ao instalar um sistema domótico na sua casa. É natural que tenha de investir, mas as comodidades, vantagens e poupança que terá a curto prazo serão inevitáveis.

Se quer fazer melhorias na sua casa, comece por aqui!