Poupar

Conduzir “bem” pode evitar avarias no carro

3 min

São gestos simples, hábitos ou vícios. Fazemo-los muitas vezes sem dar por isso e sem pensar que podem causar no carro avarias que podem ser graves. O tipo de condução de cada um influencia, e muito, alguns danos que vão surgindo no automóvel. Quando chega a altura de fazer reparações, não temos noção de que poderíamos ter evitado o problema.

Saiba o que não fazer ao volante, se quer prevenir gastos desnecessários.

Como conduzir de forma económica e eficiente?

Começamos com um dos erros mais comuns: deixar o pé esquerdo pousado no pedal da embraiagem. Normalmente, aprende-se nas aulas de condução que não se deve fazê-lo. Mas depois, na prática, deixamos o pé a ‘descansar’ no pedal, porque dá jeito, ou só porque sim.

Andar com o depósito na reserva é outro dos erros mais frequentes e que prejudica uma condução eficiente. Tenha em conta que este gesto é nocivo para o motor. E uma das razões tem a ver com o facto do motor estar a consumir os detritos que estão no fundo do depósito.

Quem gosta de acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro. Sobretudo se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente. Por outro lado, qualquer mudança brusca de velocidades não favorece nem a caixa de velocidades, nem a embraiagem, que assim se desgasta mais, e precisará de substituição antecipada.

Se costuma guiar com a mão pousada no manípulo da caixa de velocidades, saiba que é um hábito que acelera o desgaste deste componente. Além disso, não é novidade que devemos manter sempre as duas mãos no volante, por uma questão de segurança.

Leia mais  Já conhece as novas medidas de apoio ao crédito habitação?

Outra coisa errada que fazemos é passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos. O pior é que esta manobra, feita de forma brusca, danifica o sistema de transmissão.

Por último, se quer poupar o carro, use o ponto-morto quando está parado, num semáforo, por exemplo. Manter a mudança engrenada de forma prolongada gera um esforço suplementar no prato de pressão.

Se um dia pensar em vender o seu carro, estes detalhes podem fazer a diferença!

Saber como conduzir bem e de forma eficiente pode poupar-lhe muitas dores de cabeça. São dicas de condução simples, mas que prolongarão a vida do seu amigo de quatro rodas e a saúde da sua carteira.

 

O que achou deste artigo?