Direitos e Deveres

Onde doar brinquedos usados?

4 min

Doar alguns dos brinquedos dos seus filhos pode ser uma forma de ganhar espaço em casa e, mais importante, de levar alegria a crianças carenciadas. Conheça algumas instituições que aceitam brinquedos usados.

Não tarda, chegará a época natalícia. E, com ela, os anúncios a brinquedos, por todo o lado. Uma vez mais, adivinha-se que o “Pai Natal” será generoso e trará mais uma catrefada de brinquedos para os seus filhos, numa altura em que o espaço lá em casa já é pouco para tantos jogos, bonecas e carrinhos.

A pergunta que se coloca é: já pensou em doar alguns desses brinquedos? Talvez haja demasiadas crianças neste país sem brinquedos, para que possamos ignorar o facto das nossas crianças os terem em excesso.

A sugestão que queremos deixar é um convite à doação. Aproveite para fazer uma revisão ao brinquedos antigos dos seus filhos e dê-lhes um novo rumo. Melhor. Convide-os a fazerem eles próprios uma seleção dos brinquedos que já não usam ou que têm em demasia, explicando-lhes que com esse gesto vão poder fazer felizes outros meninos e meninas que não têm com o que brincar. Ensinar aos seus filhos a importância da partilha é incutir-lhes um valor que deverão levar consigo para o resto da vida.

Há muitas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras organizações solidárias que recebem brinquedos usados e os entregam a crianças desfavorecidas.

Mas atenção. Deve estar tudo em bom estado, limpo e sem peças soltas. Nenhuma criança merece receber um brinquedo completamente estragado.

Uma nota dirigida às empresas: sabia que, se a sua empresa doar brinquedos, pode usufruir de benefícios fiscais perante a doação de géneros? Esses donativos serão considerados custos ou perdas do exercício para efeitos da determinação do lucro tributável, até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou dos serviços prestados, contando por 130% do respetivo montante (Estatuto dos Benefícios Fiscais, alínea a) do nº3 do art.º 62).

Resta então deixar-lhe uma lista de 7 instituições que aceitam brinquedos. Escolha uma, e junte o útil ao agradável. 

1. Aldeias de Crianças SOS

Esta instituição foi fundada em 1964, com a missão de apoiar as crianças desprotegidas, integrando-as num ambiente familiar. Para doar brinquedos, procure a Aldeia mais perto da sua zona de residência e entregue diretamente nos serviços administrativos. Se preferir, pode também entregar os brinquedos na sede, em Lisboa, entre as 9h e as 18h.

2. IPO

O Instituto Português de Oncologia aceita doações de vários tipo de bens, incluindo brinquedos e outros artigos para crianças. Os bens materiais doados destinam-se aos Serviços de Internamento, pelo que deve contactar previamente o IPO de Lisboa, do Porto ou de Coimbra e informar acerca da sua decisão de doar brinquedos.

3. Ajuda de Mãe

Fundada em 1991, esta IPSS tem como objetivo o apoio à grávida. Aceitam um leque variado de donativos, nomeadamente peluches previamente lavados, jogos completos ou separados, bonecas limpas e completas, brinquedos sem as pilhas gastas, puzzles de madeira ou construções com as respetivas instruções. Ter em atenção que os brinquedos devem ser entregues em sacos ou películas transparentes.

4. Acreditar

Ajuda crianças, jovens, pais e amigos a enfrentarem um dos maiores pesadelos de qualquer pai ou mãe, o cancro infantil. A Acreditar acompanha dos pontos de vista emocional, logístico e social todos os momentos da doença. Tem efetivamente necessidade de brinquedos e chega a partilhar no site quais as principais necessidades e em que cidades. Os brinquedos doados à Acreditar devem estar em bom estado de conservação, uma vez que se destinam a crianças cujo sistema imunológico se encontra muito fragilizado.

5. Cruz Vermelha Portuguesa

Pode doar à Cruz Vermelha Portuguesa não apenas brinquedos, mas também outros artigos, como vestuário, calçado, roupa, livros, mobiliário ou eletrodomésticos, lembrando sempre que devem em bom estado de conservação e limpos. O melhor será entregar os bens na delegação mais próxima da sua casa. Pode encontrá-la aqui. no site da instituição.

6. Santa Casa da Misericórdia

Também a Santa Casa considera bem-vindos todos os brinquedos, roupas, géneros alimentares, produtos de higiene e artigos para o lar. Uma vez que está presente em delegações por todo o país, aconselha-se  que consulte  no site da União das Misericórdias Portuguesas os contactos da instituição mais próxima de si.

7. Plataforma Dar e Receber

Esta plataforma nasceu de uma parceria entre a Entrajuda e a Cáritas Portuguesa e vem facilitar a entrega de brinquedos e outros artigos a várias instituições que precisem deles. Entre no site do projeto e clique em “Quero Dar”. Depois, vá à opção “Dar Bens” e preencha o formulário. Após fazer o registo, será contactado pela instituição para combinar a entrega do artigo.

Além das instituições sugeridas, existirão certamente outras na sua área de residência, que farão a distribuição dos bens doados pela comunidade local, pelas creches ou jardins-de-infância da zona. À medida que nos aproximamos do Natal, surgirão também, certamente, várias iniciativas solidárias de recolha de brinquedos. O melhor é não deixar para depois. Aproveite um fim-de-semana de chuva para fazerem uma seleção de brinquedos lá em casa. Depois, basta escolher uma instituição ou ficar atento às campanhas.

Doar brinquedos é um gesto que está ao alcance de qualquer um e que faz toda a diferença na vida de quem os recebe.