Poupar

Conduzir “bem” pode evitar avarias no carro

2 min

Uma condução económica e eficiente ajuda a poupar o seu carro e evitar gastos suplementares. Descubra algumas dicas de condução essenciais para o ajudar a poupar.

São gestos simples, hábitos ou vícios. Fazemo-los muitas vezes sem dar por isso e sem pensar que podem causar no carro avarias que podem ser graves. O tipo de condução de cada um influencia, e muito, alguns danos que vão surgindo no automóvel. Quando chega a altura de fazer reparações, não temos noção de que poderíamos ter evitado o problema.

Saiba o que não fazer ao volante, se quer prevenir gastos desnecessários.

Como conduzir de forma económica e eficiente?

Começamos com um dos erros mais comuns: deixar o pé esquerdo pousado no pedal da embraiagem. Normalmente, aprende-se nas aulas de condução que não se deve fazê-lo. Mas depois, na prática, deixamos o pé a 'descansar' no pedal, porque dá jeito, ou só porque sim.

Andar com o depósito na reserva é outro dos erros mais frequentes e que prejudica uma condução eficiente. Tenha em conta que este gesto é nocivo para o motor. E uma das razões tem a ver com o facto do motor estar a consumir os detritos que estão no fundo do depósito.

Quem gosta de acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro. Sobretudo se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente. Por outro lado, qualquer mudança brusca de velocidades não favorece nem a caixa de velocidades, nem a embraiagem, que assim se desgasta mais, e precisará de substituição antecipada.

Se costuma guiar com a mão pousada no manípulo da caixa de velocidades, saiba que é um hábito que acelera o desgaste deste componente. Além disso, não é novidade que devemos manter sempre as duas mãos no volante, por uma questão de segurança.

Outra coisa errada que fazemos é passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos. O pior é que esta manobra, feita de forma brusca, danifica o sistema de transmissão.

Por último, se quer poupar o carro, use o ponto-morto quando está parado, num semáforo, por exemplo. Manter a mudança engrenada de forma prolongada gera um esforço suplementar no prato de pressão.

Se um dia pensar em vender o seu carro, estes detalhes podem fazer a diferença!

Saber como conduzir bem e de forma eficiente pode poupar-lhe muitas dores de cabeça. São dicas de condução simples, mas que prolongarão a vida do seu amigo de quatro rodas e a saúde da sua carteira.

 

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min