Investimentos

5 regras de ouro para começar hoje a investir

2 min

Se é um dos que pensam que só os ricos ou experientes podem investir, fique com 5 regras de ouro de quem sabe, pegue em 100 euros e descubra por onde começar.

Tem algum dinheiro – mesmo que não seja muito – e até gostava de investir, mas não sabe em quê? O Contas Connosco deixa-lhe hoje algumas dicas inspiradas na sabedoria e experiência de Warren Buffet, multimilionário norte-americano de 87 anos, e cinco 'regras de ouro’ para quem quer começar a investir. Preparado?

Regra 1: Invista em si

Warren Buffet garante que investir nas próprias capacidades é a melhor das apostas. Mais do que ganhar dinheiro em ações ou obrigações, a carreira profissional é o melhor investimento: aquele que permite um retorno sustentável a longo prazo.

Regra 2: Invista o que está disposto a perder

Investir é só para quem tem muito dinheiro? De todo. Investir pode ser uma forma de ter um rendimento extra além do salário. O mesmo é dizer que não se deve começar a investir tendo dívidas em cartões de crédito ou outras, tal como também não se devem aumentar dívidas, pedindo dinheiro emprestado precisamente para investir. Pegue numa parte da quantia que sobra ao fim mês para começar um investimento com os pés bem assentes na terra. Aqui a regra de ouro é: invista a pensar que vai ganhar, sabendo que pode perder tudo. Está disposto a isso?

Regra 3: Focar ou diversificar?

Tem 100 euros para investir. O que faz? Investe tudo em uma ou duas ações ou investe menos em dez diferentes? Não há uma resposta que possa ser considerada a mais correta. Esta questão tem muito a ver com perfis de investidores.

Se for um principiante, talvez seja boa ideia diversificar os investimentos, numa lógica vulgarmente conhecida como ‘não pôr todos os ovos no mesmo cesto’. Diminui o risco, a volatilidade do portefólio, não ganha tanto, mas provavelmente também não perde tudo.

Se for um expert - como Warren Buffet - com confiança em si, experiência e visão – e dinheiro -, pode dar-se ao luxo de ver o que os outros não veem, focar-se nos investimentos certos, no momento certo e ganhar vantagem com isso a longo prazo.

Regra 4: Onde investir?

O mundo dos investimentos é grande e diverso, por isso faz sentido recorrer novamente aos sábios conselhos de Buffet. Escolha setores e empresas que conheça bem, em que acredite que saiba que são sólidas, consistentes e resistentes a abalos e crises. Isto permite menos nervosismo e mais segurança no investimento.

Regra 5: Seja paciente

Não invista hoje para vender amanhã. Não ceda a ansiedades e inseguranças. Evite seguir uma ação todos os dias ou desistir dela à primeira má notícia nos meios de comunicação social. Esperar pelo momento certo também é uma virtude. Seja paciente nos seus investimentos e talvez a recompensa compense, de facto.

Mesmo que seja um principiante com sorte, não é demais começar de forma prudente, com pouco dinheiro e com alguma aversão ao risco. Mas se errar, continue. Errar e ter a capacidade de continuar é aquele tipo de experiência que o levará a fazer melhor.

Resta olhar atento à sua volta, informar-se e decidir onde investir.

Bons investimentos.