Direitos e Deveres

Sabe o que é e como usar o AUTOvoucher?

2 min

Já existia o IVAaucher e com o preço dos combustíveis sempre a aumentar, surgiu o AUTOvoucher. Saiba como pode aderir e receba 10 cêntimos por cada litro de gasolina ou gasóleo – num total de 50 litros por mês – até março de 2022. Veja aqui o passo a passo para usufruir deste apoio.

Data de publicação 2021 M11 10

Já está em vigor o apoio criado pelo Governo para ajudar os portugueses a fazer face ao aumento do preço dos combustíveis e que funciona através do programa IVAucher. Até março de 2022, é possível que cada contribuinte seja reembolsado em 10 cêntimos por cada litro de gasóleo ou gasolina (até 50 litros por mês e por consumidor) comprado num dos vários postos de abastecimento de combustível aderentes ao AUTOvoucher. Veja aqui como beneficiar do desconto:

1 – Inscreva-se na plataforma IVAucher

O programa AUTOvoucher é decalcado da iniciativa lançada anteriormente pelo Governo, o IVAucher, sendo através desta plataforma que o mesmo se operacionaliza. Assim, para beneficiar do desconto nos combustíveis entre novembro de 2021 e março de 2022, é obrigatório que se inscreva no site do IVAucher, caso não o tenha feito antes. A adesão é muito simples: entre no site IVAucher, coloque o seu nome e apelido, número de telemóvel, e-mail e número de identificação fiscal (NIF). Note que os dados de contacto e o NIF inseridos deverão ser únicos por contribuinte, ou seja, não podem ser utilizados em mais do que um registo simultaneamente. A adesão ao programa IVAucher ficará ativa em 48 horas úteis, sendo que após este período já pode usufruir do benefício.

2 – Selecione um posto de abastecimento aderente do AUTOvoucher

Para poder ser reembolsado terá de abastecer o seu veículo num dos postos aderentes. Para saber se determinada gasolineira aderiu, veja se consta nesta lista publicada no site do IVAucher, ou se está identificada com o autocolante oficial da iniciativa, o qual é obrigatório. Entre os postos aderentes, contam-se não só marcas como a Galp, BP, Repsol, Cepsa, Prio, entre outras, como também vendedores independentes e postos explorados pelos supermercados, sendo possível que outros locais de abastecimento venham a juntar-se ao programa, já que a adesão dos comerciantes pode ser feita a qualquer altura.

3 – Pague com cartão bancário

É imprescindível que pague o abastecimento de combustível com cartão bancário, o qual tem de ser emitido por um dos bancos ou entidades financeiras que aderiram à iniciativa. No momento do registo na plataforma do IVAucher, todos os cartões bancários nacionais de que é titular vão ficar imediatamente associados à sua conta. No site do IVAucher vai encontrar todas as entidades aderentes.

4 – Abasteça e receba o reembolso do AUTOvoucher

Depois de cumprir os passos anteriores, só tem de abastecer o veículo, sendo que, na altura, terá de pagar a totalidade do valor. No prazo máximo de dois dias úteis, receberá de imediato, à cabeça, os 5 euros correspondentes ao desconto previsto de 10 cêntimos por litro de combustível, num total de 50 litros por mês.

5 – Use o valor nos abastecimentos seguintes

Da próxima vez que abastecer a sua viatura com gasóleo ou gasolina já pode usar o valor anteriormente reembolsado, sendo que a quantia não utilizada num determinado mês transita para os meses seguintes.

Agora que já sabe como usar o AUTOvoucher, aproveite este apoio criado para o ajudar a fazer frente ao aumento do preço dos combustíveis. No total, cada contribuinte pode receber 25 euros, tendo em conta que o programa dura até março de 2022.