Poupar

Queime calorias a custo zero

3 min

Ainda vai a tempo de ficar em forma para o verão. Se o dinheiro é uma desculpa para não ir ao ginásio, lembramos que não é preciso pagar para fazer exercício e sugerimos 5 atividades gratuitas.

É inevitável. Com o aproximar do verão surge sempre aquele desejo de queimar algumas calorias, tirar o pneu que andou meses escondido e tonificar algumas partes do corpo. No entanto, da vontade à prática vai, por vezes, um grande passo. E uma das justificações mais comuns tem a ver com os custos de frequentar um ginásio. Por isso, nunca é demais lembrar que não precisa de gastar dinheiro para fazer exercício físico e ficar em forma para o verão. Fique a saber quais os exercícios que mais combatem as gordurinhas instaladas, escolha a que for mais adequada e comece agora. Ainda vai a tempo.

1. Correr

Continua a estar na moda. Correr na rua é uma das atividdes mais praticadas nos últimos anos. A vantagem é que pode-se correr em qualquer lugar, a qualquer hora e o equipamento necessário é pouco e acessível a qualquer um. Se o que lhe falta é motivação, pode desafiar alguém para correr consigo. Ou então corra com os auscultadores nos ouvidos, para ouvir música, ou recorra uma aplicação motivadora que o faça correr sem parar. Quanto aos benefícios, são vários. Correr melhora a capacidade respiratória, aumenta a massa muscular, melhora a sensação de bem-estar, acelera o metabolismo e contribui para a perda de peso. Uma dica: pelo menos no início, intercale a corrida com a caminhada.

2. Andar de bicicleta

Esta atividade faz-nos recordar a infância. Seja numa ciclovia, num paredão à beira mar ou num jardim, pode praticar esta atividade em qualquer lugar, com a vantagem de poder ser transformada num momento de partilha e diversão em família. Se não tiver uma bicicleta e não quiser investir numa, encontrará possivelmente perto de si um espaço daqueles que emprestam bicicletas gratuitamente ou a um valor simbólico. Enquanto pedala, estará a tonificar os músculos das pernas e dos braços e a acelerar o metabolismo. Andar de bicicleta funciona ainda como um verdadeiro anti-stress, melhorando a boa disposição.

3. Natação

Se praticado de forma moderada, é considerado o desporto mais completo que existe. A natação trabalha os músculos de todo o corpo e melhora a atividade cardiorrespiratória, a postura corporal, tonifica os músculos todos do corpo, alivia a tensão muscular e não prejudica as articulações, pois trata-se de um desporto sem impacto. Também não é uma atividade muito dispendiosa. Com os devidos cuidados (e bandeira verde), pode nadar no mar, mas também existem piscinas municipais onde pode ir nadar por um valor simbólico.

4. Saltar à corda

Não é só uma brincadeira de crianças. Saltar à corda queima muitas calorias, mesmo que o faça por apenas alguns minutos. É bom para emagrecer, fortalecer os músculos das pernas e braços, obriga a manter uma boa postura e tonifica os abdominais. Além disso é uma atividade totalmente gratuita. Só precisa mesmo de uma corda. O resto é força de vontade.

5. Dançar

Sim, dançar queima calorias. É por isso que, muitos ginásios têm aulas de zumba e de outras danças. Este é um exercício que pode fazer com prazer, sem se dar conta do tempo a passar nem do esforço que está a fazer. Pode dançar numa saída com amigos ou em casa ao som das músicas que mais lhe agradem. Esta atividade melhora a coordenação motora, tonifica os músculos, melhora a auto estima e o humor, além de reduzir o stress e as calorias. Dance, sem parar.

Com tantas atividades simples que queimam calorias, não há mesmo pretextos para ficar parado. Junte ao exercício físico uma alimentação equilibrada. E lembre-se que, mais que perder o tal pneu, fazer exercício contribui para o equilíbrio mental e para o bem-estar geral. Escolha a atividade que mais prazer lhe dá e decida começar hoje mesmo. Quando chegar o calor e a altura de vestir menos um quilo de roupa, vai agradecer a si mesmo. 

 

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