Poupar

Treinos ao ar livre

4 min

Quanto falta motivação para o exercício físico, fazer treinos em grupo e ao ar livre pode ser a solução para conseguir exercitar o corpo e a mente.

Se não é, definitivamente, uma pessoa de ginásios, passadeiras e exercício em espaços fechados ou cobertos, há boas notícias para si. Fazer exercício físico ao ar livre, em espaços verdes, sozinho ou em grupos de treino, aumenta a motivação e a concentração.

Sozinho ou em grupo, o que importa é mexer-se. Existem vários grupos – alguns gratuitos - aos quais se pode juntar para fazer exercício ao ar livre e começar a desfrutar do bom tempo, dos dias maiores e ainda, conviver. Tudo isto enquanto cuida da sua saúde. Vamos começar?

Grupos de treino
Há grupos para todo o tipo de desportistas e para todos os bolsos. Basta escolher o tipo de atividade que lhe enche as medidas, o cenário e também o custo.
Há treinos à beira mar, na praia, em jardins públicos ou em qualquer espaço ao ar livre com condições para a prática de exercício. Depois há grupos de treino a pagar à sessão ou ao mês, mas também existem por todo o país grupos de treino em que se pode inserir gratuitamente. Escolha o seu.

Lisboa - Correr Lisboa
O famoso “running” voltou aos tempos áureos. O grupo Correr Lisboa junta quem corre há pouco tempo e há muito tempo, mas sobretudo pessoas que gostam correr, juntas, de forma animada e descontraída. Não precisa de se inscrever, basta aparecer. Às terças na Cidade Universitária, às quintas no Parque das Nações, perto da Torre Vasco da Gama.

Lisboa e Arredores - Academia Fitness Militar
A Academia Fitness Militar privilegia a excelência do treino físico com vista a alcançar um estilo de vida saudável. Os mais duros vão gostar deste conceito de treino criado nos Estados Unidos que tem por base a disciplina militar. Os exercícios variam de aula para aula, sendo o nível de exigência do Instrutor adaptado às características e capacidades do praticante. Há treinos diários em Oeiras, no Parque das Nações e na Cidade Universitária e também ao sábado em Monsanto. Os preços começam nos 6 euros e variam conforme o plano de treinos escolhido. É ainda possível marcar uma aula experimental gratuita.

Carcavelos e São Pedro do Estoril - Offcina
Um ginásio ao ar livre, em que se treina literalmente na praia. Os treinos decorrem nas praias de Carcavelos e São Pedro, onde não faltam bolas medicinais, elásticos e cordas, pneus de diferentes tamanhos ou troncos, por exemplo. Os treinos são semelhantes aos do CrossFit e as sessões começam com um aquecimento de corrida e salto à corda, seguindo-se um circuito e, no final, alongamentos. Para participar basta entrar em contacto com os responsáveis do grupo através da página do Facebook ou de email. Apesar de serem treinos pagos, são bem mais acessíveis que um livre trânsito num ginásio. A mensalidade ronda os 40€ e os treinos avulso custam 10€.

Porto, Oeiras, Loures, Lisboa - Atitude Outdoor
Os treinos têm a componente de treino militar, pelo que são exigentes. Mas contam com um espírito de grupo semelhante ao que se vive na tropa. Decorrem no Jamor, Cidade Universitária e também no Porto. Conte com abdominais, flexões e agachamentos. Os preços variam em função do treino que escolher. Uma aula isolada custa 5 euros.

Almada - Outdoor Trainning Camp
É um grupo de treino funcional adaptado à condição física de cada um. Faz entre 3 a 5 treinos por semana no Parque da Paz, em Almada. O treino assenta no espírito de grupo que cultivam.

Lisboa e arredores – Outduros
Apresentam-se como um grupo que quer “ser e formar pessoas fisicamente competentes”, muito além da questão da aparência. O Outduros permite fazer exercício com o foco na competência, em grupo, ao ar livre e sem qualquer custo. Os treinos são ao domingo e é através da página de Facebook, às quintas-feiras, que é anunciado o local onde o treino vai decorrer.

Lisboa - Break Out — Outdoor Training
Os treinos são sempre na rua e pretendem juntar dois conceitos distintos: as aulas de grupo e o serviço personalizado de PT e de otimização desportiva. Os locais e horários estão na página do Facebook dos mentores e treinadores.

Algarve - Personal Trainers
Os treinos de Grupo são sempre ao ar livre e decorrem sobretudo no Algarve, em Faro, Vilamoura, Loulé, Olhão, Quarteira, Albufeira.“Traga um amigo, a primeira sessão é gratuita” lê-se na página.

Braga - Braga a Correr
O Braga a Correr realiza-se todas as segundas-feiras, a partir das 21h, e consiste numa corrida sem grande velocidade pela cidade de Braga. Afinal, o objetivo é fazer exercício, e não bater recordes. O grupo está aberto a todas as pessoas, de qualquer idade e os percursos têm geralmente entre 6 e 7 quilómetros.

Caso não tenha encontrado um grupo de treino na sua área de residência, seja empreendedor. Reúna amigos e família e criem o vosso próprio grupo. Bons treinos.