Poupar

Casa protegida durante as férias

2 min

Com as férias à porta, deixamos-lhe 6 conselhos para proteger a sua casa dos amigos do alheio. Mesmo que não tenha um sistema de alarme, existem outras medidas que pode tomar.

As férias de verão são um dos momentos mais aguardados do ano. Quer para quem vai, quer para quem tem intenção de assaltar residências. Por isso mesmo, deixamos seis conselhos para evitar um assalto durante as férias.

1.Evite publicar fotografias das férias nas redes sociais

Evite publicar fotografias das férias nas redes sociais porque nem só os ‘amigos’ têm acesso às nossas redes. Se publica fotografias do bilhete de avião, no momento da partida ou no destino de férias, está a dar informação preciosa a desconhecidos sobre a sua ausência de casa.

2.Tranque bem a casa.

Tranque bem a casa, investindo numa fechadura de alta segurança. Muitos assaltantes entram nas casas pela porta da frente, arrombando a fechadura.

3. Crie a aparência de movimento

Tranque bem as portas e as janelas, mas pode criar a aparência de movimento evitando que persianas, cortinados ou portadas fiquem completamente fechados, porque dão a entender que a casa está desocupada. Há ladrões que vigiam e seguem as rotinas das famílias para saber quando é que as casas estão vazias. Se puder, peça a um amigo ou familiar para ir lá a casa regularmente, e mudar a posição das persianas ou das cortinas, deixar uma luz acesa e recolher o correio.

4. Não deixe à vista objetos de valor

Se tiver em casa objetos de valor, não os deixe à vista. Guarde-os num local seguro ou num cofre. A policia aconselha mesmo a que fotografe todos esses objetos, porque se forem roubados, a sua identificação e recuperação serão mais fáceis.

5. Use um sistema de alarme

As forças de segurança recomendam ainda a adoção de um sistema de alarme eficaz com deteção de presenças junto à entrada da casa, das portas e janelas.

6. Tenha a casa vigiada sem pagar

Por fim, tenha a casa vigiada sem pagar. Se não tem vizinhos ou familiares por perto, nem um sistema de alarme, e vai de férias de 15 de junho a 15 de setembro, saiba que o “Casa Segura” da PSP e o “Chave Direta” da GNR são programas que existem para ajudar o cidadão a gozar férias tranquilas. Faça a inscrição online, preencha um formulário e solicite o serviço de vigilância da sua residência durante o período de férias. Um serviço profissional pelo qual não tem de pagar um cêntimo. Inscreva-se na página Verão Seguro, 48 horas antes de partir...

E boas férias!