Pergunta com resposta

Sou avalista de um amigo meu e ele não pagou mais. O que posso eu fazer?

1 min

Tags

    Contexto da questão

    Sou avalista de um amigo meu e ele não pagou mais. O que posso eu fazer?

    Resposta

    Caro leitor aconselhamos a que contacte a entidade credora para obter esclarecimentos sobre essa questão, uma vez que sendo avalista do seu amigo (possivelmente num crédito que este fez, para a aquisição de algum bem) torna-se responsável pelo pagamento das mensalidades que possam estar em atraso.

     

    Ao contrário dos fiadores, que só podem ser “chamados” a pagar a divida em atraso após ser feita a execução do titular do crédito, e só no caso de este não ter bens para serem penhorados, no seu caso o credor pode decidir avançar logo com a cobrança, uma vez que é avalista do seu amigo.

     

    Aproveitamos ainda para o informar que caso os pagamentos em falta não sejam regularizados decorrido o prazo dado ao avalista para o fazer, as entidades credoras deverão comunicar à CRC (Central de Responsabilidades de Crédito) as responsabilidades decorrentes das fianças ou avales prestados como crédito vencido.

     

    Mais uma vez aconselhamos a falar com essa entidade credora de forma a saber o estado da divida e que soluções é que esta propõe. Fale também com o seu amigo, de forma a encontrarem em conjunto uma alternativa que ajude ambos.