Pergunta com resposta

Qual o campo em que posso introduzir os pagamentos feitos à ADSE, pois à semelhança do que se verificou com o IRS 2014 e IRS 2015, continua a não estar previsto um campo para os descontos efetuados para a ADSE através de Documento Único de Cobrança. É ina

1 min

Contexto da questão

Qual o campo em que posso introduzir os pagamentos feitos à ADSE, pois à semelhança do que se verificou com o IRS 2014 e IRS 2015, continua a não estar previsto um campo para os descontos efetuados para a ADSE através de Documento Único de Cobrança. É inadmissível que um Seguro de Saúde particular seja tido em consideração para efeitos fiscais e os descontos para a ADSE não, quando se trata de despesas relacionadas com saúde/um prémio de seguro de saúde. Esta situação é ainda mais estranha, pois a própria ADSE passa a Declaração para efeitos de IRS (descontos)!

Resposta

Os funcionários públicos descontam 3% do seu salario para ADSE. Para o IRS este desconto não é considerado uma despesa de saúde, sendo antes somada as chamadas deduções específicas. A A.T. esclarece o subsistema Adse tem finalidades complementares de outros níveis de proteção (sendo impossível acumular com outros subsistemas de saúde úpublica). Esta dedução específica reduz o rendimento dos contribuintes sobre que incide o IRS, daí não existir um campo para este valor porque e considerado no calculo do IRS.