Pergunta com resposta

Quais as vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada?

1 min

    Tags

Contexto da questão

Quais as vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada?

Resposta

O regime simplificado é escolhido automaticamente para si pela Autoridade Tributária, a não ser que dê indicações em contrário. Porém, só poderá enquadrar-se neste regime se os seus rendimentos brutos anuais forem inferiores a 200 mil euros. Este limite poderá ser ultrapassado, mas nunca em dois anos consecutivos ou em mais de 25% do limite num só ano. Se tal acontecer, é obrigatoriamente enquadrado no regime da contabilidade organizada.

 

Apesar de os seus rendimentos brutos anuais serem considerados na totalidade, poderá deduzir as despesas do período relativas à sua atividade profissional, consoante as regras do IRS e IRC. Relativamente aos limites, por exemplo, as despesas de deslocação do sujeito passivo e do agregado, bem como os encargos com viaturas, obedecem a algumas restrições.

 

Se tiver mais do que 30% de despesas a contabilidade organizada poderá ser uma solução a ponderar. Caso contrário, o regime simplificado tenderá a ser o mais correto para si. Em caso de dúvidas, ou pelo facto de a sua situação ser muito específica, o melhor mesmo é consultar um contabilista.

 

Leia o nosso artigo Relacionado - Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada