Pergunta com resposta

Quais as diferenças entre a Conta Poupança e o Depósito a Prazo?

1 min

Tags

    Contexto da questão

    Quais as diferenças entre a Conta Poupança e o Depósito a Prazo?

    Resposta

    Um depósito a prazo é uma conta onde o depositante coloca determinado montante, consoante o prazo pretendido.  Atualmente, quanto maior for o prazo acordado com a instituição bancária, maior é a taxa aplicada. No fim do período do prazo, o cliente recebe o capital investido, mais os juros associados. Este produto não tem associado qualquer risco de perda de capital. No entanto, se o cliente levantar dinheiro antes do fim do prazo, pode ter penalização total nos juros. 

     

    Assim como no depósito a prazo, na conta poupança o cliente também aplica o dinheiro escolhendo a periodicidade para receber os juros.  Este tipo de conta permite efetuar reforços, funcionando como uma espécie de mealheiro. Existe uma remuneração do dinheiro durante o tempo em que o mesmo fica na conta. 

     

    A grande diferença entre um e outro, é que na conta poupança o cliente pode levantar o dinheiro sempre que quiser sem penalização. No depósito a prazo isso não acontece. Só deve colocar o dinheiro num depósito a prazo se tiver a certeza que durante esse período de tempo não vai precisar dele.

     

    Pode ler neste artigo do Contas Connosco quais os bancos que oferecem as melhores taxas de juro 

     

    Informe-se sempre junto dos bancos de todas as restrições e condições antes de aplicar o seu dinheiro.