Pergunta com resposta

Eu e o meu namorado moramos juntos há cerca de 8 anos mas apenas temos morada fiscal igual há 3 meses (não casados). Tivemos uma filha em 27 de Dezembro de 2017 e colocamos a menina como dependente apenas da mãe. No entanto queríamos que nos aconselhassem

1 min

Contexto da questão

Eu e o meu namorado moramos juntos há cerca de 8 anos mas apenas temos morada fiscal igual há 3 meses (não casados). Tivemos uma filha em 27 de Dezembro de 2017 e colocamos a menina como dependente apenas da mãe. No entanto queríamos que nos aconselhassem se compensa pedirmos uma declaração na junta de freguesia em como moramos juntos há mais de 2 anos para podermos ter os dois a menina como dependente. Conseguem dar esse tipo de aconselhamento, bem como guiarmos sobre o que precisamos de fazer para chegar a esse fim?

Resposta

Dada as características de cada agregado familiar (rendimentos, despesas, deduções, etc) a única forma de saber se o que mais compensa é simular na altura da entrega do IRS. Pode pedir o comprovativo na mesma e depois na altura da entrega da declaração simulam e logo decidem como fazem. Porque mesmo provando que têm a mesma morada podem na mesma fazer em separado, caso compense.