Pergunta com resposta

Estou aposentado, e tenho uma incapacidade de mais de 80% por isso preencho o IRS na letra H. Ontem fui ao portal das finanças para tentar fazer o IRS automático e no portal diz o seguinte: “por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido p

1 min

Contexto da questão

Estou aposentado, e tenho uma incapacidade de mais de 80% por isso preencho o IRS na letra H. Ontem fui ao portal das finanças para tentar fazer o IRS automático e no portal diz o seguinte: “por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela declaração automática de rendimentos, deve proceder a entrega da declaração modelo 3: pergunto eu o que se passa, nada devo e nada tenho além da reforma, de 541.79, o que posso fazer, obrigado .

Resposta

Tem que entregar a modelo 3 no molde dos anos anteriores, as declarações automáticas só contemplam os contribuintes com rendimentos simples. A autoridade tributária ainda não tem capacidade para o tratamento de casos específicos, como o caso do senhor ter uma incapacidade e 80%. Mas não tem que se preocupar, neste caso específico não se trata de nenhum problema com a A.T.