Trabalho e carreira

Vocação vs Emprego: os 5 principais passos antes de escolher um curso

2 min

Escolher o curso certo nem sempre é tarefa fácil. Se está indeciso siga os passos sugeridos pelo Contas Connosco para tomar a sua decisão.

Escolher o curso certo é uma das decisões mais difíceis que se pode tomar. Pode ser a diferença entre uma carreira de sucesso e o receio do desemprego. Uma das principais perguntas a fazer é se deve escolher um curso de que gosta menos só porque sabe que vai ser melhor para arranjar emprego no futuro.

A resposta simples é... não. Por um lado, é verdade que tirar um curso numa área  que gosta mas que depois não tem vagas de emprego é arriscado. Mas “trabalhar em algo que não gostamos, mesmo que seja uma forma de ter rendimento, é a receita para uma vida infeliz e sem sentido”, diz José Bancaleiro, presidente da empresa de gestão de recursos humanos Stanton Chase International.

O segredo é, claro, tentar conjugar os dois objectivos: ser feliz e ter emprego. Uma das soluções é escolher um curso mais prático dentro da área que gosta, explica José Bancaleiro. Se gosta de lidar com dinheiro e sonha ter uma empresa sua, talvez seja melhor escolher um curso mais prático como Gestão em vez de algo mais geral como Economia. Se é criativo e quer fazer dinheiro com a sua arte, é mais seguro apostar num curso de Design que num curso de Pintura ou Desenho. Outra solução é começar por tirar um curso geral na sua área de sonho, para depois tirar uma pós-graduação mais especializada que lhe ajude a arranjar emprego mais facilmente.

Seja qual for a área que escolher, há certos passos que pode seguir antes de fazer a sua escolha. Estes são os principais critérios a ter em conta quando está a escolher o seu curso:

  • Gostar do que vai estudar: Gostar da matéria é determinante para se sentir motivado e, consequentemente, atingir melhores resultados.  
  • Visitar a escola: Quase todas as faculdades e cursos têm dias em que abrem as portas aos alunos para eles poderem ver o espaço e as condições de ensino. Aproveite a oportunidade que lhe estão a dar.  
  • Falar com os professores: Se possível, é importante aproveitar a visita à escola para perceber como vão ser os professores na sua futura escola. Uma boa relação com os professores é uma grande ajuda na sua educação.  
  • Perguntar sobre empregabilidade: Deve-se sempre perguntar como a escola que se está a escolher ajuda os seus alunos a conseguirem estágios e oportunidades de emprego depois de terminarem o curso.  
  • Tente falar com alunos ‘online’: Nem tudo é dito sobre os cursos nas apresentações oficiais das faculdades. Tente falar com alguns alunos dos cursos em fóruns ‘online’ para tentar ter mais informação sobre as escolas que visitou.

Estes são os passos essenciais para que possa tomar uma decisão que o irá afectar nos próximos anos, e até quem sabe para o resto da vida. Quanto mais informação conseguir reunir mais informada será a sua tomada de decisão.

 

Artigos relacionados: