Poupar

Viaje com o seu animal para qualquer lado

2 min

Viajar com animais de estimação é possível. Saiba quais as empresas que oferecem este serviço.

Quem é realmente amigo dos animais não os abandona em época de férias. Até porque os bons momentos devem ser vividos com aqueles de quem gostamos. Há muitas companhias aéreas que permitem aos donos viajar com os seus amigos de quatro patas.

Apesar de algumas destas empresas apenas permitirem o transporte de cães e gatos, algumas já aceitam outras espécies. É o caso da TAP, Transvia, Air Europa e da Vueling, que possibilitam o transporte de tartarugas, pássaros, peixes, furões e roedores.

A Singapura Airlines permite, ainda, a viagem de porcos e primatas para investigação. Os primatas são também aceites pela South African Airlines, tal como os répteis. Já a Azores Airlines, a Iberia, a Lufthansa, a Air France, a British Airways e a francesa Aigle Azur, permitem apenas aos passageiros voarem acompanhados de cães e gatos.

No caso das companhias low-cost Ryanair e EasyJet, apenas é permitida a entrada no avião de cães-guias e em rotas específicas. Em qualquer um dos casos, o transporte dos animais tem de ser feito na cabine ou no porão, consoante o tamanho e o peso do animal.

Cães e gatos têm que viajar sempre no porão na Emirates, exceção feita aos falcões, entre o Dubai e alguns destinos no Paquistão, e aos cães-guia para os deficientes visuais.

Se decidir viajar com o seu animal, reserve com antecedência o voo, uma vez que o seu transporte está sujeito a confirmação de espaço. Apareça no aeroporto com, pelo menos três horas de antecedência.

A TAP permite o transporte de animais na cabine ou no porão do avião, sempre e quando o peso do animal, junto com a respetiva gaiola, não superem 45 quilos. Se vai viajar para os Estados Unidos, Hungria, França, Luxemburgo ou Países Baixos, este limite reduz-se para 32 quilos. Na cabine do avião apenas podem viajar pequenos animais domésticos.

A Transavia permite o transporte de cães e gatos na cabine se o peso total do animal e da gaiola de transporte não podem superar os dez quilos. Se o peso estiver entre os 10 e 75 quilos, deverá ser transportado no porão do avião. Os preços variam entre 40 euros e 60 euros.

Na companhia low cost Vueling, os animais só podem viajar na cabine e numa gaiola que não seja rígida. O peso não pode superar os oito quilos e o preço é de 25 euros por trajeto em voos nacionais e 40 euros em voos internacionais.  

Na Emirates os preços vão desde os 500 os 800 dólares. Na Iberia os valores cobrados variam entre os 120 e os 300 no porão, e entre os 25 euros e os 150 euros na cabine, consoante o peso e o destino. Já na Lufthansa, os preços variam entre os 30 e os 300 euros, de acordo com o peso e o destino. E na Aigle Azur vão dos 40 aos 150 euros na cabine.

Tenha atenção que deve preparar o seu animal para a viagem. Faça com que se habitue à caixa transportadora uns dias antes. Vá ao veterinário e ponha as vacinas em dia. Dê uma refeição ligeira e/ou água, o mais tardar duas horas antes da partida. Durante o voo, não vai poder comer.

Trate de toda a documentação necessária e confirme se o hotel onde vai instalar-se aceita animais de estimação.