Trabalho e carreira

Vale a pena investir na formação para subir na carreira?

3 min

Quando lê notícias sobre o número de licenciados inscritos nos centros de emprego, é natural que fique cético sobre o valor da formação, e que considere que não vale a pena investir na sua qualificação para subir na carreira ou arranjar um emprego. Mas pensar assim é um erro.

Apesar de um curso superior não ser uma garantia de que vai conseguir um emprego no futuro, “quem tem menos qualificações académicas ainda tem mais dificuldade em conseguir emprego”, explica Luís Marques, Diretor Geral da Fórmula do Talento, consultora especializada na gestão de recursos humanos.

Mesmo que se encontre desempregado e com menos dinheiro no orçamento, deve aproveitar o tempo que tem livre para melhorar a sua formação e tornar-se um candidato mais interessante aos olhos das empresas. Mas deve sempre ter cuidado para não cair no erro de se tornar um “estudante permanente”, fazendo “cursos atrás de cursos sem uma lógica de desenvolvimento pessoal coerente”, acrescenta Luís Marques.

Assim, antes de pensar em investir na sua formação, deve ter sempre em atenção as respostas a estas perguntas:

É importante investir na formação para combater o desemprego?

A resposta simples é... sim. A grande maioria das empresas continuam a preferir contratar pessoas que tenham uma formação superior ou que tenham apostado em formações especializadas. Se quer ser contratado mais facilmente deve apostar em cursos e formações que vão ao encontro das necessidades das empresas pelas quais quer ser recrutado.

Como se explica então que o número de licenciados no desemprego tenha vindo a aumentar?

É verdade que o número de licenciados desempregados tem vindo a aumentar. De acordo com números do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de licenciados registados como desempregados nos centros de emprego cresceu 91,% em Outubro de 2013 face ao mesmo mês do ano anterior, elevando o número de licenciados desempregados para quase 99 mil. Este número representa 14,1­ por cento do total de desempregados. Com a crise um curso superior cada vez menos significa uma garantia de emprego, mas continua a ser melhor para si ter mais formação do que menos.

Devo apostar pessoalmente na minha formação?

Antes eram as empresas que decidiam “empurrar” os seus funcionários para cursos, com o intuito de ter colaboradores mais preparados para as novas exigências do mercado atual. Hoje em dia, cabe-lhe mais a si procurar aprender novas capacidades para melhorar as suas possibilidades de ser promovido internamente ou mesmo procurar novas e melhores oportunidades de emprego. Algo que mostra esta nova realidade é que, embora o número de pessoas a matricular-se no ensino superior tenha vindo a diminuir, os que já têm um curso superior apostam cada vez mais em pós-graduações que respondem às necessidades da sua empresa. Como há muitos licenciados à procura do mesmo emprego, a especialização é a melhor forma de se distinguir da concorrência.

Compensa investir em formação quando está desempregado?

Sem dúvida, quanto mais não seja para demonstrar que não esteve parado. “As empresas valorizam a capacidade que os candidatos demonstram em investirem na sua formação e no desenvolvimento de competências. Como tal, valorizam quem não estagnou e investiu na sua formação”, explica Luís Marques, da Fórmula do Talento. Não se esqueça, no entanto, que só compensa investir na formação quando tem um objectivo a cumprir. As empresas não o vão valorizar mais se simplesmente “acumular” cursos e formações.

Em que áreas devo investir quando escolho uma formação?

Apesar de não haver nenhuma formação que lhe consiga garantir emprego, deve saber o tipo de qualidades a que um recrutador dá mais valor. Para começar, conhecimento em línguas e informática são essenciais para que esteja em pé de igualdade com os outros candidatos. Estas são, pelo menos, as áreas mais transversais a maioria dos empregos. Depois existem outras formações especializadas que podem ser uma mais valia para a área em que se candidata. Se procura um lugar de comercial uma formação em vendas pode ser uma mais-valia. O importante é conseguir demonstrar que se manteve ativo e que procurou enriquecer os seus conhecimentos.

Artigos relacionados:

 

Especial Animais

Dizem que os animais são os nossos melhores amigos, por isso criámos um especial para eles!

Cão à janela do carro vale multa pesada

Poupar

Cão à janela do carro vale multa pesada

1 min
10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

Poupar

10 receitas de comida para o seu cão feitas em casa

2 min
Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

Poupar

Tem um gato? Prepare-lhe refeições caseiras

2 min
Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

Direitos e Deveres

Pode invadir uma casa para salvar um animal maltratado?

3 min
Cão na creche, cão feliz.

Direitos e Deveres

Cão na creche, cão feliz.

5 min
5 despesas que pode evitar com animais

Poupar

5 despesas que pode evitar com animais

1 min
Como poupar nas despesas de veterinário

Poupar

Como poupar nas despesas de veterinário

4 min