Direitos e Deveres

Vai mudar o número máximo de alunos por turma

1 min

O tamanho das turmas vai mudar já no próximo ano letivo. Saiba qual vai ser agora o número máximo de alunos no ensino básico, a partir de setembro.

O ano letivo de 2018/2019 traz uma redução do número de alunos por turma nas escolas. A medida - que estava prevista no Orçamento do Estado – avançará em setembro em todas as escolas públicas do ensino básico.

As turmas abrangidas por esta medida vão passar a ter menos dois alunos, tal como acontecia em 2013, antes do ex-ministro Nuno Crato ter introduzido alterações. Na prática, no primeiro ciclo do ensino básico, que engloba o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, o limite máximo de alunos passará a ser de 24 alunos. Até aqui era 26. 

No segundo e terceiro ciclos do ensino básico - 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos - a dimensão máxima das turmas passa a ser de 28 alunos, sendo que agora é de 30.

Para o Ministério da Educação, o objetivo desta redução do número de alunos é melhorar as condições de aprendizagem e do trabalho nos professores, dada a relação positiva entre a dimensão da turma e o sucesso escolar.