Poupar

Vai fazer obras? 3 dicas para pedir orçamentos

1 min

Deixamos-lhe algumas pistas para que consiga o melhor orçamento para as obras que pretende fazer em casa, evitando que os gastos derrapem.

Está na altura de renovar a cozinha? Ou de mudar o chão da casa? A primeira coisa que deve fazer é pedir um orçamento a um empreiteiro. Ou melhor, a um, não. A vários empreiteiros.

Tal como compara os preços e as características quando quer comprar um colchão ou um computador, deve fazer o mesmo antes de fazer obras.

Para aqueles que não têm muita experiência nesta matéria, deixamos 3 conselhos que vão facilitar-lhe a vida e ajudar a controlar os custos, para que o orçamento não derrape.  

1. Compare pelo menos 3 orçamentos. Para tal, peça orçamentos a 5 ou 6 empreiteiros, contando que poderão nem todos responder. Peça referências a amigos, mas procure também outros contactos, nomeadamente através da internet. Veja obras feitas por esses empreiteiros e procure opiniões em relação aos trabalhos realizados.

2. Comece por definir com exatidão aquilo que pretende fazer, para que depois possa deixá-lo bem claro para o empreiteiro. Faça uma lista de todos os trabalhos a realizar. Esta lista, também designada por caderno de encargos, vai servir para, pelo menos, três coisas: garantir que todos os empreiteiros estão a orçamentar os mesmos trabalhos, poder comparar orçamentos por tarefas e, no final, verificar se ficou tudo feito e de acordo com o orçamento inicial.

3. Procure e veja ao vivo vários materiais de construção. Primeiro, porque não há como ver com os seus próprios olhos, sem ser por catálogo. Depois, porque poderá ficar com uma noção dos preços. E quando pedir orçamentos, poderá descobrir se estão a apresentar-lhe um preço demasiado elevado para as janelas, o chão ou a banheira. Ter na mão as referências e os preços permitir-lhe-á negociar com o empreiteiro. 

Boas obras!