Poupar

Vai de férias? Conheça as alternativas que existem para deixar os animais

3 min

Nos períodos de férias, uma das preocupações de muitos donos de animais de estimação é a preocupação com os bichos. Mas existem alternativas para deixar os animais bem entregues e felizes.

Hóteis para animais. Uma alternativa está em procurar um local onde possa deixar o seu cão ou gato durante o tempo em que vai estar fora. Pesquise na internet qual a oferta mais próxima da sua área de residência e consulte que preços praticam. Antes de tomar uma decisão, deve pedir para fazer uma visita ao local e ver ao vivo as condições de que os animais dispõem. Algumas associações de protecção aos animais também oferecem este serviço a um preço mais competitivo como forma de angariar dinheiro para os animais resgatados.Os preços diários começam, em média, nos 10 euros para gatos e 12 euros para cães, variando de acordo com o peso e o tamanho.

Pet sitting. Se prefere que o seu animal de estimação fique em casa quando estiver fora, uma alternativa é a contratar uma pessoa (ou empresa) que ofereça serviços de pet sitting, ou seja, que vá a sua casa tratar do animal e o leve a passear. Em regra, os preços são mais competitivos do que nos hotéis, embora os variem bastante de acordo com o serviço escolhido. Se quiser poupar, pode também pedir a alguém de confiança que o faça, mas estabeleça claramente o que é preciso fazer: que tipo de comida dar, quando dar e, se for caso disso, a que horas deve levar o bicho à rua. Se optar por esta solução tem aqui uma boa ajuda nesta plataforma, que funciona como uma Airbnb para pet sitters e cuidadores de animais. Pode também encontrar o pet sitter que vai mimar o seu amigo de quatro patas aqui.

Procure uma “troca” na internet. Muitas pessoas já recorrem a sites de “troca de casa” como forma de passar férias de forma mais económica. Se também o faz, inclua no “contrato de troca de casa” o tratamento dos animais de estimação. Assim, a família a quem emprestar a casa toma conta do seu animal de estimação. Ofereça-se para tomar conta do deles. A Purina tem um site de Pet Sharing

Planeie a estadia do seu bicho em casa. Dependendo do seu animal de estimação, planear uma estadia solitária em casa pode ser uma alternativa. Animais muito territoriais, como os gatos, podem até preferir não mudar de espaço de referência. Mas não se esqueça de deixar água fresca e comida em quantidades suficientes. Pelo sim, pelo não, peça a alguém que passe por sua casa a meio da estadia para confirmar que está tudo bem e lhe dar notícias.

Ama. Se preferir, ele pode ficar numa "ama". Esta solução existe também para animais de estimação, tal como para as crianças. São pessoas que gostam e cuidam de animais, a título particular. Há uma imensa oferta de anúncios na página OLX. O serviço é semelhante ao pet sitting, mas neste caso o animal pode ficar na casa do cuidador. Os preços começam geralmente nos 5 euros.

Consulte estes sites para encontrar uma solução para os seus animais, enquanto desfruta o período de férias:

Na Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais, há sugestões de lugares em que pode deixar, temporariamente, os seus bichos.

No Yoopies, pode encontrar uma lista de entidades que fazem pet sitting.

Há pessoas, em viagem, que aceitam tomar conta dos seus animais, e da sua casa, em troca de alojamento. Procure no Trusted House Sitters.