Crédito

Vai comprar casa? A avaliação do imóvel pode ficar mais barata.

1 min

Os bancos vão ser obrigados a aceitar as avaliações aos imóveis feitas pelas instituições concorrentes. A medida permitirá aos consumidores poupar centenas de euros.

Quer comprar casa e vai contactar vários bancos para pedir um crédito à habitação? É quase certo que, em breve, haverá boas notícias para si.

Atualmente, quem procura um crédito à habitação junto de vários bancos tem,  obrigatoriamente, de pedir várias avaliações do mesmo imóvel, o que pode significar duplicar ou triplicar os custos. Prevê-se que, em breve, isto vá mudar, com um projeto de lei em discussão no Parlamento, que prevê a portabilidade das avaliações.

Na prática, isto permitirá que, um consumidor que consulte várias instituições de crédito, possa pedir (e pagar) apenas uma avaliação do imóvel que quer comprar. Basta, para isso, que a avaliação tenha sido efetuada por um perito avaliador de imóveis registado na Comissão do Mercado de Valores Imobiliários e que a avaliação não tenha mais de 6 meses.

A medida traduz-se numa poupança significativa para os consumidores, que poderão assim poupar nas avaliações extra do imóvel, um processo que não custa menos de 200 euros.