Direitos e Deveres

Vai ao médico esta semana? Atenção às greves.

1 min

Médicos e enfermeiros marcaram greves para esta semana. Confira as datas para não ter surpresas.

Se precisa de ir ao médico, talvez seja boa ideia evitar ir ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante esta semana. Médicos e enfermeiros vão estar em greve por todo o país e os serviços de saúde poderão ser afectados.

Quando decorrem as greves?

Os médicos fazem greve durante dois dias: começam às 0h de terça-feira e terminam às 24h de quarta. O protesto dos enfermeiros está previsto durar mais tempo: desde as 8h de terça-feira até ao final do dia de sexta-feira.

Há serviços mínimos?

Em todas as greves na saúde são decretados serviços mínimos. Por norma, incluem as urgências, cuidados intensivos, quimioterapia e algumas cirurgias.

Qual o motivo das greves?

Tanto médicos como enfermeiros afirmam estar a defender a dignificação das profissões e melhores condições para o SNS.

Os médicos defendem que todos os portugueses deveriam ter médico de família, querem reduzir o número de doentes por médico, diminuir o tempo de serviço em urgência, ter melhores salários, incentivos, entre outras exigências.

Já os enfermeiros exigem o pagamento de suplementos, medidas compensatórias específicas para a profissão, descongelamento das progressões na carreira, acesso à reforma com 57 anos de idade e 35 de serviço, entre outras coisas.