Poupar

Últimos preparativos de Natal usando o que tem em casa

6 min

Não teve tempo para preparar a mesa de Natal? Falta uma ou duas prendas e não quer voltar às lojas? Está sem ideias de receitas para entradas e sobremesas? Não se preocupe, poupe tempo e dinheiro com as nossas dicas e consiga tudo com aquilo que tem em casa.

Data de publicação 2020 M12 23

Há sempre qualquer coisa que ficou esquecida na lista de compras ou uma ideia em falta para compor a mesa de Natal. Ainda para mais num ano em que ir a lojas e supermercados se tornou mais difícil devido às restrições relacionadas com a Covid-19. O Contas Connosco preparou uma lista de truques para fazer os últimos preparativos sem ter de sair de casa, a poupar, sem desperdícios, mas com todo o brilho que a data merece!

Traga o jardim para a mesa de Natal

Está tudo tratado com a comida, a sala está decorada com a árvore e o presépio, mas… falta a decoração da mesa. Simplifique! Traga os aromas da natureza para dentro de casa e decore-a com alguns raminhos bem cheirosos de cedro, de alecrim ou paus de canela. Tanto pode colocá-los em volta de uma vela no centro como em cima dos pratos ou ainda atados a cada guardanapo de pano. Também dá para juntar o útil ao agradável e ‘construir’ uma coroa de Natal de comida, seja doce ou salgada. Veja algumas ideias nesta galeria de imagens:

Junte toda a família… ao telefone

Se este ano não vai poder estar com os tios, avós, primos ou netos, seguramente já pensou em fazer algumas chamadas e mandar mensagens. Para a família sentir-se mais unida num ano que trouxe tantas dificuldades, por que não organizar uma videochamada com todos por telemóvel ou ao computador? Ergam os copos e façam um brinde na hora combinada, ou aproveitem o momento de abrir as prendas, se os embrulhos tiverem já sido trocados antes. Até porque uma das melhores coisas de dar um presente é ver o sorriso de quem o recebe.

Não se esqueça das regras da DGS

Como a prevenção é o melhor remédio, evite ao máximo fazer compras ou ir para espaços muito frequentados, de forma a proteger aqueles com quem vai estar nos dias 24 ou 25. Se é impossível não combinar encontros com alguns familiares e amigos, procure fazê-lo em espaços mais abertos, com distanciamento e com máscara. Ninguém ficará ofendido também se, em casa, tiver álcool gel logo na entrada ou pares de meias grossas para que os sapatos fiquem do lado de fora.

As regras da DGS são um pouco mais relaxadas para o período do Natal, em termos de restrições de circulação e funcionamento de restaurantes e lojas, mas alguns conselhos e proibições são os mesmos dos últimos meses:

  • Proibidos ajuntamentos de mais de 6 pessoas na via pública
  • Evitar locais com muita gente
  • Evitar espaços fechados, pequenos e pouco arejados
  • Tentar não ficar muito tempo sem máscara

Receitas de última hora para poupar e não desperdiçar

Esqueceu-se de um ingrediente? Falta um petisco para entrada? Com ideias simples consegue resultados incríveis. Se a ceia de Natal vai ser o tradicional bacalhau, descasque as batatas de uma forma mais grosseira e faça chips com as cascas no dia 25. Com duas ou três gemas de ovo também consegue facilmente uma maionese caseira para as acompanhar, como esta do chef Vítor Sobral, com coentros. Entretanto, aproveite as claras para fazer um bolo. Se no final de tudo estão a sobrar gemas, nada mais simples do que quindins de coco para as gastar. Para cada quindim só precisa de:

  • uma gema
  • uma colher de sopa de açúcar
  • uma colher de sopa de coco ralado
  • manteiga e açúcar para untar as formas
  • formas pequenas ou tabuleiros de cupcakes

Misture os ingredientes, coloque nas formas já untadas e leve ao forno em banho maria, a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até ficarem dourados. Deixe arrefecer antes de desenformar com a ajuda de uma faca e decore com o que quiser: ginja cristalizada, folha de hortelã ou manjericão, passas, raspas de coco. É mais um docinho que pode juntar à mesa de Natal!

Escreva uma carta ao Pai Natal com os miúdos

Se as crianças estão ansiosas com as prendas que vão receber, ajude-as a escrever uma carta ao Pai Natal em casa. Assim, num ano em que se calhar há menos presentes e mais simples, pode ir orientando as escolhas para o que conseguiu arranjar e explica que, por causa do vírus, o Pai Natal pode ter mais dificuldades em entregar tudo o que os meninos e meninas gostavam de receber. Além disso, na construção do texto para a carta vai ensinando a importância do bom comportamento, da partilha, do cuidado com os outros e com o que nos rodeia.

Faltam prendas? Não complique!

A lista de prendas parecia completa mas ficaram nomes esquecidos? Todos já passámos pela situação de pânico de ter o Natal à porta e faltar algum presente. Pare, respire fundo, e olhe à sua volta em casa, se calhar a solução está mesmo ali à mão. Uma garrafa de vinho ou bebida espirituosa ‘desenrasca’ bem, ou um doce/compota gourmet que possa estar na despensa. O mesmo vale para mel, biscoitos e bolachas ou chocolates. Também pode dar um bocadinho de si e da sua família através de uma fotografia emoldurada, ou várias num envelope natalício. Fotografias em papel são uma ‘espécie em vias de extinção’ que vale sempre a pena recuperar.

Encha a taça de pipocas e veja filmes

Seja os clássicos ou versões mais modernas, o Natal é a altura perfeita para descobrir ou rever filmes em família. Almofadas no sofá, uma ou várias taças com pipocas, e está a sala de cinema preparada para uma tarde ou um serão bem passado. Pode ver com antecedência a programação dos canais para agendar a sessão ou gravar, ver o que dá para alugar no videoclube do seu serviço de televisão ou ainda procurar nas plataformas online, se tiver uma assinatura.

Fique com algumas sugestões de TV para juntar a magia do Natal à do Cinema:

Na noite de 24 prepare-se para ver:

  • Aventura no Centro Comercial (2007) na RTP1 às 0h00
  • Um Natal para Recordar (2019) na RTP2 às 20h45
  • Noite de Paz (2011) na RTP2 às 23h05
  • A Estrela de Natal (2017) na SIC às 14h30
  • Beethoven Salva o Natal (2011) na SIC às 16h15
  • Arthur Christmas (2011) na SIC às 23h30
  • Raposa Manhosa e Outras Histórias (2017) no Cinemundo às 11h30
  • O Meu Pai Natal (2014) no Cinemundo às 12h55
  • Oh Não! É Natal Outra Vez (2016) no Cinemundo às 14h20
  • Salvar o Natal (2017) no Cinemundo às 15h40
  • O Homem Que Inventou o Natal (2017) no Cinemundo às 21h10

Também pode assistir à maratona de filmes de Natal na Fox Life, entre as 17h30 e as 22h20 ou no canal AXN White, entre as 15h16 e as 22h55.

No dia 25 vai poder ver muitos filmes nos canais generalistas, mas se é uma sessão de cinema de Natal que procura veja:

  • O Amor Não Tira Férias, 2006;  Cinemundo, 14h45
  • Maratona de filmes de Natal; Fox Life, entre as 1h30 e as 22h20
  • Maratona de filmes de Natal; AXN White, entre as 18h28 e as 0h35

Faça jogos e ponha a música a tocar

Não dá para visitar alguns amigos e familiares nos dias antes e depois do Natal? Não há problema, ocupe o tempo de forma criativa em casa, com muitos jogos de cartas, tradicionais ou até uma ‘caça às prendas’, um pouco como a caça aos ovos da Páscoa, mas desta vez com pistas para cada pessoa encontrar o embrulho certo. E se ainda há muitas coisas a fazer em casa para estar tudo pronto, ponha a música a tocar! Veja as nossas sugestões de plataformas de streaming musical para preparar a sua playlist.

Compras Online

Cada vez mais portugueses optam por comprar online. Mas será que está a par de como fazer? Ou que risco pode evitar? Mostramos como fazer compras em segurança e ainda como pode poupar nas compras online.

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

Investimentos

Saiba como se proteger de uma fraude com cartões bancários

4 min
Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

Poupar

Utilize cartões pré-pagos para gerir o orçamento

2 min
Dicas para fazer compras online

Poupar

Dicas para fazer compras online

3 min
Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

Direitos e Deveres

Compras pela Internet: tem 14 dias para mudar de ideias

1 min
Fazer compras online mais seguras

Poupar

Fazer compras online mais seguras

2 min
Aproveite os saldos e compre "online"

Poupar

Aproveite os saldos e compre "online"

2 min