Poupar

Últimas dicas para poupar neste Natal

1 min

Conheça alguns truques para poupar nos presentes, na decoração e nas refeições. Não permita que esta época arrase com suas finanças.

Se, por um lado, o Natal é sinónimo de família, paz e amor, por outro, pode ser significar também um grande rombo no orçamento familiar. Planear a época festiva com alguma antecedência é uma boa forma de reduzir os gastos. A poupança não diz apenas respeito aos presentes, mas também à decoração da casa e às refeições em família. O tempo que falta já não é muito, mas há estratégias que ainda vai a tempo de levar a cabo.

Poupar nos presentes. Faça em casa lembranças para os amigos e a família. Prepare bolachinhas ou bombons e coloque-os dentro de frasquinhos de vidro; compre frasquinhos ou tubos de ensaio e coloque orégãos, folhas de cidreira, chá, ou outro conteúdo que saia em conta. Use a imaginação e o carinho, e esses “miminhos caseiros” vão garantidamente agradar a todos.

Poupe na decoração. Dê uma volta à casa e veja o que pode aproveitar. O mais simples pode ser o mais bonito. Pendure na árvore as iniciais ou os nomes da família, recortados em papel de revista. Utilize pais natal de chocolate (que depois podem ser comidos pelos mais novos) para pendurar ou enfeitar uma prateleira. Decore a mesa com uma cesta de fruta da época e folhas apanhadas na natureza.

A alimentação. Planeie as refeições de forma a aproveitar as promoções em hipermercados e evite excessos. Quase sempre, nestas ocasiões, sobra demasiada comida. Se vai surpreender os convivas com as suas entradas deliciosas, não precisa de encher a mesa de nozes, pinhões, avelãs e outros aperitivos de preços elevados. Saiba aqui como escolher vinhos de excelência até 4 euros.

Viva a magia da época com aquilo que é, realmente, essencial. Feliz Natal.