Poupar

Truques (mesmo eficazes) para poupar no combustível

2 min

Os portugueses gastam diariamente milhões de euros em combustíveis. Podemos não conseguir controlar os preços dos combustíveis e as greves, mas há truques que permitem poupar muitos euros.

A par da alimentação, os combustíveis fazem parte do bolo das despesas mensais que mais pesam na carteira. Em alturas de greve ou quando não podemos deixar de utilizar o carro, resta-nos recorrer a outras estratégias que permitem poupar no consumo de combustível, além dos vales de desconto e dos descontos que os postos de abastecimento fazem em dias da semana específicos.

Em primeiro lugar, há aplicações para telemóvel gratuitas e intuitivas, que são ferramentas essenciais para ajudá-lo a escolher os postos de abastecimento mais baratos, próximos de si. Aqui ficam quatro serviços gratuitos. Verifique quais são compatíveis com o sistema operativo do seu smartphone:

  • Gasol
  • Mais Gasolina (também disponível online)
  • Portugal Energia
  • VivaGas

Há ainda outros truques mais “técnicos” que prometem poupanças na hora de abastecer o veículo: 

  1. Abasteça o carro pela manhã. Os depósitos dos postos de combustível estão debaixo do solo, e quando a temperatura é mais baixa, a densidade é menor. Em palavras simples: cabe mais gasóleo ou gasolina, pelo mesmo preço.
  2. Não pressione a pistola ao máximo. Quando aperta a pistola até ao fundo, esta deixa passar vapor, que ocupa espaço no depósito. Encha-o lentamente.
  3. Não deixe que o depósito fique a menos de metade. O objectivo é que nunca haja muito ar dentro do depósito, para evitar que parte do combustível evapore.
  4. Já que vai ao posto, opte por encher o depósito. Evita ter de lá voltar daí a poucos dias. Esta dica é útil sobretudo a quem tem de fazer um desvio para ir abastecer.
  5. Conduza devagar. É fácil de perceber que o estilo de condução tem influência no consumo. Se o seu carro tiver a função de cruise control, ative-a durante o percurso em autoestrada.
  6. Estacione no primeiro lugar que encontrar. Não insista em procurar estacionamento à porta, porque vai acabar por dar voltas e mais voltas e ter de voltar ao primeiro lugar que tinha visto. A sua saúde e a sua carteira agradecem uma pequena caminhada diária.
  7. Doseie o uso do ar condicionado. Se o trajeto que vai fazer é curto ou não está assim tanto calor, será que precisa mesmo de ligar o AC? Abra as janelas e deixe sair o ar quente que está dentro do carro. Poupar no ar condicionado é poupar diretamente no combustível.
  8. Mantenha os pneus com a pressão correta. Pneus mais vazios levam a um aumento do consumo de combustível.

Agora que já sabe como poupar (no) combustível, nada como experimentar. Vai reparar que faz mais quilómetros com um depósito. E ao fim do mês, vai sentir a diferença.