COVID-19

Trabalha a partir de casa? 6 dicas para ser eficiente.

3 min

É empresário, costuma levar trabalho para casa ou ficou em isolamento por causa do coronavírus? Saiba como pode ser produtivo e resistir às distrações.

Moda, tendência ou necessidade, a verdade é que há cada vez mais portugueses a trabalhar a partir de casa. Segundo dados do Eurostat, relativos a 2018, em Portugal, já representa 6,1% da população ativa - acima dos 5,2% de média da União Europeia (UE).

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, a tendência é idêntica em todos os estados-membros: são os trabalhadores independentes que mais desenvolvem atividade profissional a partir de casa (18,5%), apesar de também acontecer com os trabalhadores por conta de outrem (3%).

Quem trabalha a partir de casa sabe que é preciso ter disciplina para cumprir prazos e obrigações e resistir a todas as distrações que possam surgir: seja lavar a loiça do pequeno-almoço, aproveitar o sol para estender a roupa ou, simplesmente, parar o que está a fazer para ir buscar um snack à cozinha. Qualquer que seja o seu caso, damos-lhe dicas para continuar a ser eficiente, mesmo com as tentações ali ao lado.

1. Tenha um espaço de trabalho bonito

Se quer ser eficiente e produtivo, tenha um espaço onde seja agradável trabalhar. Há muitas formas de fazer isto: colocar flores em cima da mesa, investir em bom material de escritório, apostar numa cadeira confortável ou, simplesmente, ter luz do sol e uma vista bonita (mas não demasiado bonita para não se distrair). A ideia é criar um espaço onde goste de estar, de forma a resistir à tentação de se mudar para o sofá e pegar no comando do televisor.

 2. Escolha as cores ideais

Existem estudos que comprovam que as cores - por exemplo, das paredes - têm influência direta na nossa produtividade. Para o seu local de trabalho, deve escolher um tom que lhe transmita vitalidade, sem ser demasiado enérgico, e tranquilidade, sem provocar letargia. Segundo a designer de interiores e coach empresarial, Tobi Fairley, deve evitar os cinzentos porque podem ser deprimentes e os brancos, por serem mais austeros. Uma boa opção, para aumentar a produtividade, poderão ser os azuis e amarelos.

3. Crie ambiente com boa iluminação

A luz tem um papel determinante na produtividade e influencia as cores à sua volta. As lâmpadas fluorescentes podem provocar uma sensação de desgaste e cansaço e influenciar tanto o seu estado de espírito como o resultado do trabalho. O ideal é ter luz natural ou algo semelhante. Se não for possível, opte por luz ambiente. Mas o melhor é experimentar alguns tipos de luz, verificar o efeito que têm em si e depois escolher a melhor. 

4. Encontre a temperatura certa

Se o seu local de trabalho for demasiado frio ou demasiado quente, vai ser mais difícil manter a produtividade. Se for muito frio, vai causar desconforto e perder a concentração; se for demasiado quente, corre o risco de adormecer. Opte por ter uma manta, por perto, no Inverno, e uma ventoinha ou ar condicionado, no Verão. A qualidade do ar também é importante. O ideal é poder abrir uma janela ou fazer uma pausa para apanhar ar. 

5. Crie uma incubadora de ideias

Defina um espaço em casa que seja livre de distrações e propício para se inspirar. Pode ser, apenas, uma cadeira ou a varanda onde planta as suas ervas aromáticas, mas deve ter este propósito: dar asas à imaginação.

6. Tenha o que precisa por perto

A melhor forma de ser produtivo e resistir a distrações é antecipar as necessidades. Faça um levantamento do que é essencial para si e coloque na secretária: um candeeiro, um bloco de notas, uma garrafa de água, o telemóvel, uma vela aromática para criar ambiente. Seja o que for, tenha tudo à mão.

Experimente estas dicas e descubra que pode pôr o espaço a trabalhar a seu favor.