Crédito

Tenha um regresso às aulas tranquilo com a ajuda de um crédito consolidado

3 min

Sendo um dos maiores investimentos que pode fazer, os encargos com a educação e formação dos seus filhos pesam também muito na carteira da maioria dos portugueses. Mas como para quase tudo há solução, o crédito consolidado da Cofidis pode ser a resposta que procura.

Data de publicação 2021 M09 30

Com o regresso às aulas, seja que ano for, o orçamento das famílias com filhos dependentes fica mais pesado e fazem disparar os encargos que levam uma boa fatia do orçamento mensal familiar. Os manuais escolares, todo o restante material, como canetas, lápis, cadernos, dossiês, pastas, mochilas, lancheiras, material informático, ligação à internet, a roupa desportiva para o novo ano letivo e ainda o vestuário comum fazem parte de uma lista de compras que parece infindável.

Além disso, as despesas tornam-se maiores quanto maior é a escolaridade dos filhos. Um dependente no ensino superior, mesmo que no público, paga propinas, sem falar no material que é sempre mais exigente e também mais caro, e, muitas vezes, as deslocações e o alojamento, quando o estudante vai estudar para fora da sua zona de residência. Outra questão aqui é que as bolsas de estudo em Portugal são escassas e as propinas nacionais são das mais altas na União Europeia. Logo, conjuga-se tudo para que as despesas com a educação dos filhos sejam feitas à custa de alguns ou, noutros casos, muito sacrifícios que envolvem toda a família.

Faça as contas de quanto vai gastar no regresso às aulas: das creches às universidades, a educação pesa muito no orçamento

Ter um filho, já se sabe, aumenta sempre as despesas. Antes da idade escolar, por muito que o orçamento familiar dispare, entre fraldas, alcofas, mantas, berços ou carrinhos de bebé, é na idade em que os filhos entram na creche ou no jardim de infância que os pais mais se debatem com as despesas mensais e fixas de criar um filho.

Em Portugal, apesar de haver alguns apoios às famílias mais carenciadas, como as Instituições Particulares de Solidariedade Social que fixam a prestação de acordo com os rendimentos, muitas vezes isto só não chega para suportar as despesas com os filhos em idade pré-escolar.

Depois, vêm o primeiro, o segundo e o terceiro ciclo que, mesmo no ensino público, têm encargos obrigatórios, como os manuais e todo o material escolar, que pesa mais no mês de regresso às aulas,  e um agregado familiar só pode deduzir à coleta de IRS 30% dessas despesas, até ao limite global de 800 euros, portanto faça as bem as suas contas, para não ter surpresas no seu orçamento familiar.

Por fim, vem a Universidade, que ainda acarreta mais despesas, entre propinas - que triplicam ou quadruplicam no caso das universidades privadas em comparação com as públicas - e, no caso dos estudantes deslocados, alojamento e deslocação, além de todo o material técnico e científico que o curso exige.

Compre o essencial para o regresso às aulas e lembre-se que a educação é um investimento para a vida

À parte de todas estas despesas, a educação e a formação dos filhos é sempre um bom investimento. Pelo menos, assim pensam a maioria das famílias que, à custa de menores ou maiores sacrifícios, muitas vezes não olha a meios para atingir um objetivo maior, o de assegurar um melhor futuro para os filhos. É por isso que quando se fala em educação, a palavra certa é o investimento que os pais fazem para a vida dos filhos.

Hoje em dia, felizmente, há algumas soluções que ajudam a aliviar o peso deste orçamento fixo ao longo da vida académica dos dependentes. O crédito consolidado da Cofidis é, sem dúvida, uma das melhores alternativas para quem tem filhos a estudar e tem mais de um crédito. Esta solução junta créditos num só, concentrando as mensalidades apenas numa, com um só prazo e tudo gerido por uma só entidade. É a resposta para quem quer simplificar a gestão familiar das despesas, permitindo reduzir os encargos mensais. Crédito automóvel, ao consumo, para formação e cartões de crédito são as principais mensalidades que pode agregar a um único crédito.

Neste regresso às aulas, diminua os sacrifícios, ao mesmo tempo que ajuda a construir um futuro de qualidade para os seus filhos. Todas as respostas sobre o crédito consolidado da Cofidis estão aqui.