Dinheiro

Tem um cartão contactless? É isto que tem de saber.

1 min

Sabia que há limites às transações em cartões com a tecnologia contactless e que é normal que, por vezes, tenha de inserir o pin? Reunimos 5 informações importantes para si.

Os cartões contactless têm uma tecnologia que permite fazer pagamentos sem inserir o PIN. Basta aproximar o cartão do terminal de pagamento até cerca de 4 centímetros de distância. São pagamentos simples e rápidos, mas há pelo menos cinco informações que o Banco de Portugal avisa que devemos ter em conta.

1. Como se ativa? É simples. A tecnologia é ativada com a primeira utilização do cartão, numa caixa automática, ou quando realizar um pagamento no TPA, em que insira o PIN do cartão.

2. É um meio seguro?

O Banco de Portugal informa que esta tecnologia oferece maior segurança aos consumidores e maior proteção contra tentativas de fraude. Isto acontece porque é possível fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem correr riscos ao ter de inserir o PIN em público.

3. Há limites aos pagamentos?

Sim. Aquilo que a tecnologia facilita - pagamentos só por aproximação - tem de ser acautelado com um valor de pagamentos limitado, que por norma não pode exceder os 20 euros. E também há um limite do valor de pagamentos consecutivos que se pode fazer sem o PIN. Regra geral, são 60 euros.

4. Nunca é preciso inserir o PIN?

Apesar de ser essa a caraterística desta tecnologia, não estranhe que, de quando em vez, lhe seja pedido um PIN, por razões adicionais de segurança.

5. Os cartões podem ser usados em TPA sem a tecnologia contacteless?

Podem, mas nesse caso, será preciso introduzir o cartão no terminal e inserir o PIN do cartão para prosseguir com a transação.