Impostos

Tem filhos? Saiba se tem direito ao IRS automático.

1 min

Em 2018 as famílias com filhos também vão ter direito a IRS automático, com algumas exceções.

O IRS automático surgiu em 2017 para simplificar a vida aos contribuintes na hora da entrega da declaração de rendimentos. A medida começou por beneficiar 1 milhão de contribuintes e, em 2018, vai chegar a 3 milhões de pessoas.

Uma das novidades é que os agregados com filhos passam também a estar abrangidos pelo IRS automático, embora haja exceções.

O IRS automático em 2018 vai incluir famílias com filhos que tenham rendimentos do trabalho por conta de outrem ou de pensões. Os agregados que tiverem rendimentos de outras categorias, como recibos verdes ou rendimentos de capital, não vão ter acesso ao pré-preenchimento automático.

Se está entre aqueles que vão ter direito a declaração automática pela primeira vez, saiba que vai encontrar uma declaração totalmente pré-preenchida pelo fisco, que deverá depois ser confirmada por si. Se a declaração estiver correta, sem nada a alterar, considera-se automaticamente submetida na data limite para entrega do IRS. Além de ter poupar tempo no preenchimento, ainda vai receber o reembolso de forma mais rápida.

Saiba mais aqui sobre a forma como funciona o IRS automático.