COVID-19

Tem dúvidas sobre o coronavírus? Informe-se aqui.

2 min

O Governo lançou um site e uma aplicação que reúne informações sobre o covid-19, documentação oficial, contactos de emergência e ferramentas de teletrabalho.

Data de publicação 2020 M03 20

Memorize este endereço: https://covid19estamoson.gov.pt. É aqui que encontra toda a informação sobre o covid-19: 

Perguntas frequentes sobre o vírus 

Aqui encontra, por exemplo, a resposta a questões como: se é necessário o internamento em todos os casos; como é realizada a análise; em que casos devemos ligar para a linha SNS24, etc. Segundo o comunicado do Governo, esta secção vai ser “atualizada de forma periódica, com perguntas recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes, nomeadamente DGS, SPMS, INEM, INSA e INFARMED”.

Documentos oficiais 

Nesta área, tem acesso à legislação, formulários para efeitos de isolamento profilático e comunicados oficiais.

Contactos de emergência 

Os contactos mais importantes estão aqui: Linha SNS24, Linha Segurança Social, Linha de Contacto Cidadão, Linha de Contacto Empresas, Linha de Emergência aos Portugueses em Viagem, entre outras.

Medidas excecionais  

Logo na primeira página do site, encontra uma lista de todas as medidas excecionais que foram definidas para os vários setores durante o estado de emergência: desde a Administração Interna e Proteção Civil à Justiça e funcionamento dos tribunais, passando pelos Centros Comerciais, Restaurantes, Escolas, etc. Basta clicar e entrar.

Estatísticas 

Aqui vê os números oficiais de pessoas infetadas por covid-19, recuperados, casos suspeitos, os que estão a aguardar resultados e óbitos. 

Ferramentas para o teletrabalho 

Sempre que possível, funcionários públicos e trabalhadores do privado devem ficar a trabalhar em casa. Para isso, existem uma série de ferramentas que são úteis não só para trabalhar como até para manter o contacto com familiares e amigos. No site, tem várias propostas para cidadãos, PME, escolas e organizações.

Vídeos sobre boas práticas 

Nesta altura, devemos todos ter alguma contenção no acesso aos serviços públicos e não só. A recomendação é contactar através de telefone e pelos canais digitais. Atendimento presencial só por marcação. No site encontra vídeos didáticos sobre boas práticas nos serviços de apoio ao cliente, redes de comunicações e teletrabalho.

O site foi lançado pelo Governo e também deverá existir em breve uma aplicação para o telemóvel. De acordo com um comunicado, o site “pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo Covid-19”. Lembre-se que deve estar bem informado através de fontes oficiais: DGS, Ministério da Saúde, Governo e Organização Mundial da Saúde. Cuidado com a informação que circula na Internet e redes sociais. Seja prudente e não reenvie informação cuja origem desconhece.

Recibos Verdes e Trabalhadores Independentes

Para saber como funcionam os recibos verdes, quais as suas novas regras, ou todas as características de um regime de trabalhador independente, consulte os artigos desta página.

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

Impostos

Está a trabalhar a recibos verdes? Conheça os seus direitos

2 min
Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

Impostos

Vantagens e desvantagens do regime simplificado e contabilidade organizada

2 min
O IVA nos recibos verdes

Impostos

O IVA nos recibos verdes

2 min
Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

Impostos

Segurança Social de Trabalhadores Independentes: contribuições e isenções

1 min
Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

Crédito

Trabalhador a recibos verdes: como conseguir crédito?

1 min