Impostos

Tem carro a gasóleo? Vai pagar mais em 2019.

1 min

As tabelas de IUC e ISV vão ser atualizadas com o Orçamento do Estado. Saiba o que vai mudar já no próximo ano.

O Imposto Único de Circulação (IUC), também conhecido como selo do carro, e o Imposto Sobre Veículos (ISV) vão sofrer um aumento de 1,3% em linha com a inflação esperada em 2019.

A somar a isto há uma nova norma de medição das emissões dos automóveis, que penaliza os automóveis a gasóleo, sobretudo os mais poluentes.

No entanto, o Governo introduziu uma medida transitória em 2019, para não fazer disparar a fiscalidade. Estão previstas reduções dos 5% aos 21%, aplicados às emissões de C02, no IUC, e dos 5% aos 25% na componente ambiental do ISV.

O desconto vai depender do Escalão de CO2 em que o veículo se encontrar. Na prática, quanto mais poluente é o carro, menor é o desconto. Mas de forma geral, a redução percentual das emissões de CO2 evita um agravamento drástico do ISV e IUC.

Se está a pensar comprar carro, deixamos dois conselhos:

  • Compre o carro até dezembro de 2018, para poupar nos dois impostos.
  • Se puder, opte por um automóvel 100% elétrico. Desta forma, fica isento de ISV e IUC e recebe ainda um ‘cheque’ de 2 250 euros do Fundo Ambiental - um incentivo que o Estado dá a quem compra carros elétricos novos aplicável a particulares e empresas.