Poupar

Tem a certeza que usa bem a sua máquina de lavar loiça?

1 min

É algo que fazemos, com frequência e quase por instinto. Mas existem técnicas para a loiça sair realmente lavada, para não estragar nada e ainda poupar água e energia. Saiba quais.

Esta é, muitas vezes, uma questão que divide os casais ou companheiros de casa. Cada um tem a sua técnica, supostamente, infalível, mas a verdade é que existem algumas regras para a loiça sair da máquina realmente lavada.

No tabuleiro de cima, devem ser colocados copos, chávenas e taças pequenas. Todos virados para baixo para a água poder escorrer. Confirme também se algum deles é demasiado grande ao ponto de bloquear o braço giratório.

Os objetos de plástico - como os tupperwares - também devem ser colocados aqui porque o calor, para aquecer a água, vem de baixo e pode danificá-los. Utensílios de cozinha como espátulas ou colheres de sopa devem ser postos no meio deste tabuleiro.

No tabuleiro de baixo, ficam os pratos, taças grandes, panelas e tachos. Coloque as peças maiores nas pontas para não bloquearem as saídas de água e longe da porta para não impedir a saída do detergente. Os pratos devem ficar todos voltados para o centro da máquina, uma vez que é daqui que vêm os jatos de água

No cesto, os talheres devem ficar virados para cima, com exceção das facas, para que não se corte quando for retirá-las da máquina. Se quiser ser mais eficiente a arrumá-los depois de lavados, experimente organizá-los por tipo.

Além do ideal, tome nota também dos erros mais comuns:

  • atenção aos restos de comida: é importante limpar o que fica nos pratos, mas não há necessidade de fazer uma pré-lavagem
  • não encha a máquina em demasia, senão a loiça não vai ficar lavada
  • evite pôr na máquina frigideiras e tachos anti-aderentes porque, com as lavagens, vão acabar por perder essa propriedade
  • não ponha panelas de ferro porque ficam enferrujadas… nem tábuas de madeira porque vão absorver a água.

Se tiver preocupações ambientais, lembre-se que a maioria das máquinas já tem programas mais ecológicos para poupar água e energia. Experimente estas dicas… e boas lavagens!