Trabalho e carreira

Taxa de desemprego recua em setembro

1 min

Estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística indica que a taxa de desemprego baixou 0,1 pontos percentuais em setembro.

A taxa de desemprego recuou em setembro para 10,8%, segundo a estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor corresponde a uma descida de 0,1 pontos percentuais face à taxa registada em agosto e que ficou nos 10,9%, já de acordo com dados definitivos. Em relação aos três meses anteriores, a descida na taxa é de 0,2 pontos percentuais.

A taxa definitiva de agosto acabou por se fixar num valor igual ao apurado para julho, depois de o INE ter revisto em ligeira baixa, de 0,1 pontos percentuais, a estimativa provisória divulgada para aquele mês que era de 11%. O desemprego desceu 0,3 pontos percentuais em relação à taxa registada há três meses, em maio. Segundo o INE, a taxa definitiva de desemprego em agosto representa uma estabilização face à registada no mês anterior, julho, mantendo-se a estimativa de 560 mil pessoas desempregadas.