Trabalho e carreira

Taxa de desemprego desce em dezembro para 10,2%

1 min

Taxa de desemprego caiu três décimas comparativamente a novembro. Parte da descida deve-se a saída das listas e não a criação de emprego.

O desemprego baixou em dezembro de 2016 e atingiu o valor mais baixo desde março de 2009, a avaliar pelos mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A taxa de desemprego caiu para 10,2% no último mês do ano passado, nível que corresponde a menos três décimas do que aquele que foi registado em novembro. No último mês de 2016, havia menos 18,2 mil desempregados inscritos, face a novembro. Foram criados mais 5,7 mil empregos.

A descida deve-se, em parte, à saída de desempregados das listas dos centros de emprego, situação que abrange pessoas que entraram na reforma ou que passaram a ser consideradas inativas. 

Em termos anuais, de acordo com o INE havia menos 102,8 mil pessoas no desemprego no final de 2016 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quanto ao número de pessoas com emprego, aumentou em 101,9 mil. Os números de dezembro ainda são provisórios, podendo sofrer alterações, avisou o INE.