Impostos

IRS 2020: faça aqui a sua simulação

2 min

O período de entrega da declaração de IRS já começou. Veja aqui onde pode fazer a sua simulação.

A entrega da declaração de IRS decorre de 1 de abril a 30 de junho para todos os contribuintes e tem de ser feita, obrigatoriamente, através da internet. 

Os contribuintes que tenham rendimentos exclusivamente de trabalho dependente ou pensões, com ou sem dependentes, podem ser abrangidos pelo IRS automático, desde que não tenham pensão de alimentos ou benefícios fiscais.

Para quem não é abrangido ou não pretende IRS automático, tem de seguir os procedimentos habituais. Para além de verificar as despesas, que teve de validar previamente no portal E-Fatura, precisa também de declarar os investimentos, se for caso disso.

As novas tabelas de retenção na fonte entraram em vigor, este ano, já começaram a ser aplicadas sobre salários e pensões, mas só poderão ter algum efeito no reembolso de IRS em 2021. Se são demasiadas contas para fazer de cabeça, experimente os simuladores para ter uma previsão do que pode ser o seu IRS.

1. Simulador Portal das Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira tem disponível no Portal das Finanças um simulador relativo ao IRS. Basta aceder através desta página e descarregar a aplicação.

2. Simulador PWC

A consultora PWC disponibiliza no site um simulador que permite estimar o IRS devido, relativamente ao ano de 2020, e comparar a diferença do rendimento líquido face a 2019. Basta fazer download aqui. 

3. Simulações Observador com PwC e Deloitte 

O Observador, em parceria com duas consultoras - a PwC e a Deloitte - fez 71 simulações de IRS para 2020. Procure o caso que melhor se adequa à sua situação e do seu agregado familiar para que possa ter uma simulação o mais realista possível. Veja aqui. 

4. Simulações EY

A consultora EY fez simulações que foram divulgadas em vários órgãos de comunicação social: solteiro sem dependentes com vários tipos de rendimento mensal; casado, com um titular, dois filhos e tributação separada; casado, com um titular, um filho e tributação conjunta; pensionistas, casado, dois titulares e tributação conjunta. Se algum destes for o seu caso, pode ver no Dinheiro Vivo ou Jornal Económico. 

5. Ajuda no preenchimento

Se tiver dúvidas a preencher o seu IRS - ou sobre se deve aceitar o IRS automático - a Deco dá uma ajuda passo a passo. 

É importante lembrar que os simuladores dão apenas exemplos aproximados, de acordo com os dados introduzidos. Encare o resultado da simulação como uma hipótese e não como definitivo para gerir as suas próprias expectativas. Se tiver IRS automático, poderá receber o reembolso no prazo de 15 dias. Senão, o prazo estimado é até 31 de julho, se tiver dinheiro a receber, mas, se tiver de pagar, pode fazê-lo até 31 de agosto.