Impostos

Simuladores para o seu IRS de 2019

2 min

Já não falta tudo para a entrega do IRS, mas não precisa de esperar por esse momento para saber se vai ter de pagar ou receber. Simule hoje.

O IRS das famílias portuguesas não deve mudar muito face ao ano passado. As novas tabelas de IRS que pode consultar aqui, trazem algumas alterações, mas que não vão chegar a todas as famílias.

São impactados os rendimentos mais baixos. Até 654 euros, os salários ou pensões, ficam isentos de qualquer retenção para efeitos de IRS. O limite até aqui era de 632 euros.

O alívio fiscal chega ainda aos pensionistas que vão descontar menos 0,5% por cada dependente que têm a cargo.

Mas para ficar com uma ideia mais precisa do seu caso em particular, deixamos-lhe simuladores (vários) que podem ser-lhe muito úteis.  

  1. Simulador Portal das Finanças A Autoridade Tributária e Aduaneira tem disponível na página de internet um simulador relativo ao IRS. Basta aceder através desta página e descarregar a aplicação.  
  2. Simulador Observador com PwC O Observador, em parceria com a consultora PwC, realizou um trabalho que compila 46 simulações de IRS para 2019. Procure o caso que melhor se adequa à sua situação e do seu agregado familiar para que possa ter uma simulação o mais realista possível. Está tudo aqui.  
  3. Simulador Expresso com EY O Expresso disponibiliza também um simulador desenvolvido pela consultora EY, em formulário excel, disponível só em desktop. Consulte aqui.  
  4. Simulador DECO (que também ajuda a preencher o IRS) A DECO também tem o seu próprio simulador de IRS, com mais umas vantagens. É que também ajuda os associados a preencher a declaração, a verificar se a declaração está bem preenchida ou pura e simplesmente para confirmar que o valor estimado para o reembolso do IRS automático bate certo com o deste programa “IRS Sem Custo” da DECO. Também pode ligar para o 21 841 08 58, entre as 9h e as 13h e das 14h às 18h, todos os dias úteis.  
  5. Simulador Ordem dos Contabilistas Certificados Este simulador é dedicado aos profissionais liberais e empresários em nome individual – regime simplificado da categoria B do IRS. A característica desta funcionalidade é a possibilidade de fazer uma comparação entre o resultado obtido em 2017 e em 2018, à luz das alterações introduzidas pelo Orçamento do Estado em 2018. O simulador está disponível na versão para a internet, em documento Excel ou num documento com casos práticos. Todos disponíveis nesta página.

É importante lembrar que os simuladores dão apenas exemplos aproximados, de acordo com os dados introduzidos. Tome os valores como indicativos e não vinculativos. Isto para gerir as suas próprias expectativas.