Poupar

Sete apps gratuitas para ajudar a estudar

2 min

São sete aplicações móveis para ajudar adolescentes, pré-adolescentes e jovens a aliar a tecnologia aos estudos.

Quando o objetivo é tirar boas notas, tudo conta: da caneta à folha de papel, ao computador e ao smartphone. As contas não ficam de fora. Nem as línguas. Na rentrée do ano letivo, nada melhor do que fazer uma atualização ao smartphone e procurar as aplicações que melhor podem ajudar quem estuda.

Dicionário Priberam: é uma app gratuita para sistema operativo Android, iOS e Windows, que permite a consulta de 16 dicionários, sendo que quatro são de português contemporâneo (de Portugal e do Brasil, com e sem acordo ortográfico) e outros 12 são de tradução. Tem mais de 110.000 entradas.

Google Drive: também é gratuita e permite aceder a documentos, pastas e imagens que tenha criado no computador, no smartphone ou no tablet.  Assim, grava o que precisa na cloud e revê quando precisar, sem ter de transportar o computador. Disponível para sistemas operativos iOS, Android e Windows. 

ExamTime: Acessível também offline, não precisa de internet para aceder a esta app, que é gratuita e está disponível para sistema operativo Andoird, iOS e Windows. Organiza o estudo e disponibiliza ferramentas para criar notas, realizar quizzes, aceder a mais de dois milhões de materiais de estudo, compartilhar recursos pelo Facebook, Twitter ou email. Os recursos são obtidos online, mas uma vez descarregados, são consultáveis offline.

MyScript Calculator - gratuita e disponível em sistema operativo Android e iOS, esta calculadora científica permite executar operações matemáticas usando texto escrito à mão. A tecnologia da app converte o que escreve em símbolos e números e apresenta os resultados em tempo real.  A experiência é semelhante à de escrever em papel.

My Study Life - disponível para sistema operativo Android, iOS ou Windows, gratuitamente, para organizar o material do estudo. Só tem uma desvantagem: está em inglês. Mas permite monitorizar tarefas, receber notoficações de exames, aulas ou reuniões e partilhar horários com outros colegas e professores.

Evernote - é uma aplicação gratuita para sistemas operativos Android, iOS e Windows Phone. Permite fazer notas, guardar fotografias, documentos em PDF, criar listas, gravar vozes ou debater ideias com os colegas sem sair da aplicação.

CamScanner - aplicação gratuita para sistemas operativo Android, iOS ou Windows Phone, que permite que o smartphone ou o tablet funcionem como scanner. Desta forma, pode tirar fotografias com a câmara e converter as imagens em ficheiros PDF e enviá-los por email para outras pessoas. Ou armazená-los para ler e analisar quando precisar. A aplicação também permite cortar a imagem e aumentar a qualidade.