Trabalho e carreira

Seis hábitos matinais que vão transformar o seu dia

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Quer ter mais motivação e energia ao longo do dia? Conheça algumas dicas que podem dar uma ajuda.

Chama-se miracle morning e é o método defendido por Hal Elrod, especialista em desenvolvimento pessoal, coach e autor do livro "Manhãs Milagrosas", que chega agora a Portuga. O princípio é o de não adiar o momento de sair da cama. O objetivo? Ter mais motivação e energia ao longo do dia.

Elrod destaca a importância de dedicarmos tempo a nós próprios antes de começarmos o dia de trabalho. E recomenda seis hábitos que só consomem seis minutos da manhã.

1. Afaste o despertador da cama

Quando o despertador toca, a maioria das pessoas desperta de um sono profundo e tem tendência para carregar no botão da repetição, para dormir mais um bocado. Hal Elrod aconselha a afastar o despertador. No livro "Manhãs Milagrosas", o coach afirma que “esta estratégia obrigá-lo-á a levantar-se e a pôr o corpo em movimento. O movimento gera energia, pelo que o simples facto de se pôr de pé ajudá-lo-á a despertar, vai aumentar o seu nível de motivação ao acordar, mesmo que se sinta sonolento”.

2. Escove os dentes

“O corpo necessita de tempo para despertar”, explica Hal Elrod. Assim que se levantar para desligar o despertador, deve ir para a casa de banho escovar os dentes e lavar o rosto com água. “Este simples gesto, por si só, eleva o seu nível de motivação ao despertar de dois para três, ou mesmo para quatro”, garante o especialista em desenvolvimento pessoal.

3. Formule as suas intenções

Regra geral, o primeiro pensamento da manhã corresponde ao último pensamento que teve antes de adormecer. Se pensou em algo negativo, o primeiro pensamento quando acordar será também negativo. “Por conseguinte, a chave consiste em tomar a decisão consciente e deliberada de criar, ativa e cuidadosamente, uma expetativa positiva para a manhã seguinte”, escreve Hal Elrod no livro. Pense em momentos em que se sentiu genuinamente empolgado, aconselha.

4. Beba um copo de água

Sabia que beber água logo que acorda ajuda a torná-lo mais ativo? “É fundamental que se hidrate logo pela manhã. Após seis a oito horas sem ingerir água, é natural que se encontre medianamente desidratado. Ora, a desidratação gera fadiga”, adianta o autor de "Manhãs Milagrosas". 

5. Vista a roupa de desporto e faça exercício

Fazer exercício logo pela manhã ajuda o corpo e a mente e dá energia. “O exercício matinal é crucial quando se trata de maximizar o seu potencial, pois estimula o seu corpo, a sua mente e as suas emoções, trazendo mais pujança ao seu dia”, explica Hal Elrod. Para que a motivação para o exercício físico não se perca, o coach aconselha a vestir roupa de desporto assim que acorda.

6. Comece o dia em silêncio

O especialista em desenvolvimento pessoal é defensor de um momento de silêncio absoluto após despertarmos. “Passe o primeiro minuto do seu dia tranquilamente sentado, num momento de silêncio intencional”, explica o autor de "Manhãs Milagrosas". O silêncio, afirma, é uma das melhores formas de incrementar a autoconsciência e a lucidez que permite manter o foco nos nossos objetivos e prioridades.