Poupar

Seis cuidados a ter quando fizer compras pela Internet

3 min
cuidados a ter quando fizer compras pela Internet

Comprar online tem muitas vantagens, mas pode trazer alguns problemas ao nível da segurança. Por isso, todo o cuidado é pouco para que consiga ter o que quer, mas sem correr o risco de lhe roubarem os dados pessoais, o número do cartão de crédito ou da conta bancária, com o intuito de os utilizar de forma fraudulenta.

Damos-lhe algumas dicas para que compre sempre em segurança.

Garanta que o site é seguro e identificado

Se o site não é conhecido e não tem contactos, é motivo para ficar desconfiado. Nunca faça uma compra online antes de se certificar que o site é seguro. Para tal, informe-se sobre a empresa que vende o produto. É importante que tenha informações sobre a sua política de privacidade e de segurança.

Se a página tiver o símbolo de um cadeado, e um URL https://, é porque dispõe de um certificado de segurança que garante que os dados enviados pelo seu computador até ao servidor da entidade são codificados, o que dificulta utilizações fraudulentas.

Pesquise informação sobre a loja online

Se não conhece o site, tente recolher informação de como se processam as compras online. Pesquise em fóruns de discussão, onde encontrará opiniões sobre o seu funcionamento e tente descobrir se já houve queixas. Partilhe experiências.

Tenha atenção aos encargos adicionais

Em muitas lojas online, além do preço do produto, há despesas adicionais, como taxas ou custos de envio. Tenha sempre isso em atenção, para não ter problemas com as entregas. Por exemplo, numa compra efetuada no interior da União Europeia não se pagam direitos alfandegários, um cenário que muda se a aquisição for feita em países como os EUA ou o Canadá.

Leia mais  Esqueci-me da senha das Finanças: e agora?

Compare preços

Quando vamos às compras, espreitamos duas ou três lojas. Nas compras online deve seguir o mesmo princípio. Faça uma pesquisa cuidadosa sobre as lojas que lhe pareçam interessantes e, acima de tudo, fiáveis. Compare preços, pois o valor de um produto pode diferir consoante a plataforma que está a utilizar.

Os sites comparadores de preços são uma ferramenta que se pode tornar valiosa. O mais utilizado em Portugal é o kuantokusta. Neste site pode comparar os preços de uma grande diversidade de produtos disponíveis (informática, gadgets, eletrodomésticos, entre outros) em mais de 500 lojas.

Esteja atento ao que lhe pedem na hora de pagar

Nunca faça o pagamento antes de se certificar que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. O mais habitual é fazer compras online através do cartão de crédito, mas se puder evite, para não correr riscos de o clonarem. Há sempre a possibilidade de utilizar um cartão virtual. Com o MBNet ou o PayPal os dados do seu cartão não terão que ser fornecidos ao vendedor. Pode ainda optar pela entrega de produtos à cobrança.  

Conheça os seus direitos

De acordo com o Howard, um assistente de compras criado pela Rede de Centros Europeus do Consumidor, os websites devem indicar o que deve fazer se quiser reclamar, o prazo de garantia, o preço, incluindo taxas e impostos, termos e custos de entrega e dos pagamentos, direito de arrependimento, de reembolso, troca e prazo de garantia. Antes de efetuar uma compra, leia com atenção a política de devoluções.